Título: Pressionada por Lula, Dilma participa de 1º comício
Autor: Romero, Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2012, Política, p. A5

Atendendo a insistentes pedidos do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff participa hoje, em São Paulo, de ato de campanha do candidato Fernando Haddad à prefeitura da capital paulista. Dilma, que até o momento não compareceu a nenhum evento da campanha do petista, pensava em participar apenas no segundo turno.

Dilma está mais confiante agora na passagem de Haddad para o segundo turno. No último dia 25, pesquisa do Ibope mostrou o candidato petista com 18% das intenções de votos, um ponto acima do candidato do PSDB, José Serra. Nas pesquisas anteriores, a diferença entre os dois era maior e favorecia Serra.

Pesquisas do instituto Datafolha continuam mostrando Serra à frente do petista. Na mais recente, divulgada no dia 27, o candidato tucano tem 22% e Haddad, 18% das intenções de voto. "A presidente vai fazer de tudo para ajudar Haddad no segundo turno", assegurou ao Valor um assessor direto da presidente.

Segundo o assessor, Dilma "sempre" acreditou no sucesso de Haddad. Apesar disso, manteve-se distante da campanha todo o tempo e só planejava ajudar se Haddad chegasse ao segundo turno. Nas conversas com emissários de Lula, ouviu que sua participação era importante porque há uma "possibilidade real" de tirar o candidato tucano do segundo turno da eleição, o que, para Lula e o PT, já seria uma vitória parcial nesta eleição.

Dilma decidira, no início das campanhas municipais, que limitaria sua participação a programas eleitorais na TV. Mesmo assim, definiu que só atuaria onde o PT estivesse unido e onde não houvesse candidatos dos partidos que apoiam o governo. São Paulo, por causa do empenho de Lula, é uma exceção.