Título: Na reta final, Haddad investe na periferia
Autor: Lima , Vandson
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2012, Política, p. A6

A campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, prepara para este último fim de semana antes do primeiro turno da eleição uma grande ofensiva nas regiões periféricas da cidade. No sábado, serão dois grandes comícios na zona leste, que contarão com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da senadora Marta Suplicy. No mesmo dia e no domingo, dez carreatas simultâneas percorrerão áreas que abrangem 20 subprefeituras nas áreas mais pobres do município.

A ofensiva é a última tentativa antes da primeira rodada eleitoral de reaver os votos de simpatizantes petistas que migraram para a candidatura de Celso Russomanno (PRB), líder nas pesquisas. Hoje, Lula e Haddad se encontrarão com estudantes bolsistas beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)

No programa televisivo petista, Haddad foi colocado como o vencedor do debate realizado na TV Gazeta, segunda-feira, "inclusive porque mostrou a falta de experiência de Russomanno", diz o narrador da peça. No trecho veiculado, Haddad questiona Russomanno sobre sua proposta de criar uma tarifa de ônibus proporcional ao trajeto percorrido. "Celso, os pobres é que moram na periferia, você vai estar cobrando mais de quem mora longe e menos de quem mora perto. Você vai pegar dinheiro público para subsidiar a tarifa de quem mora perto. Você vai acabar com o Bilhete único, que foi uma conquista da administração do PT", diz Haddad. Russomanno aparece em uma confusa resposta na qual diz que a cobrança será feita por meio de biometria.

A presidente Dilma Rousseff novamente participou da propaganda do petista, também com foco no eleitor mais pobre. "Nosso maior desafio é melhorar a vida de milhões de brasileiros que passaram para a classe média. Também, fazer prosperar os que ainda estão na pobreza. Milhões de paulistanos ainda precisam garantir essas conquistas. Conheço bem Haddad, garanto que ele está preparado para esta tarefa. Nos ajudou a melhorar o Brasil e pensa sinceramente nos mais pobres", afiança a presidente.

Em caminhada pelo comércio de Santana, na zona norte da capital, o candidato petista defendeu que o debate da Rede Record, cancelado pelas ausências de Russomanno e José Serra (PSDB), seja agendado para uma nova data. Para Haddad, trata-se de um desrespeito aos eleitores, sobretudo os indecisos, que costumam decidir seus votos na reta final da campanha. "Não podemos cancelar porque um ou outro não pode ir".

A Record afirmou que a campanha de Serra não se pronunciou sobre as regras para o debate. No caso de Russomanno, o motivo alegado foi o nascimento de sua filha na mesma data. O candidato do PT evitou comentar a hipótese de que o cancelamento teve como estratégia beneficiar Russomanno, líder nas pesquisas de intenção de voto e principal alvo dos candidatos nos últimos debates. "Não vou entrar nesse mérito".

A Record pertence ao bispo Edir Macedo, da igreja Universal do Reino de Deus, que apoia a candidatura de Russomanno. Ex-vice-presidente da emissora, Marcos Pereira é pastor da igreja neopentecostal, presidente nacional do PRB e coordenador da campanha do partido na capital paulista.