Título: Com mais telefones que contas, Brasil adere à onda
Autor: The Economist
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2007, Finanças, p. C8

O Brasil também começa a usar os telefones móveis como meios de pagamento. Há vários projetos em andamento e testes em algumas regiões do país, mas o maior deles, do Banco do Brasil, deve começar ainda este semestre.

O BB vai implantar seu sistema até junho e aposta que o aparelho vai massificar as transações, principalmente por conta de sua penetração na baixa renda. O país tem mais celulares (100 milhões) que contas correntes em bancos (70 milhões, considerando as contas ativas).

A tecnologia vai ser implantada no país pela Visanet, a empresa que credencia estabelecimentos comerciais para a bandeira Visa. No início de janeiro, a Visa anunciou nos Estados Unidos o lançamento de uma plataforma tecnológica que vai permitir pagamentos pelo celular.

Na ocasião, a bandeira prometeu trazer a nova tecnologia para o Brasil ainda este ano. O produto da Visa permite o pagamento por celular de dois modos: por aproximação de uma leitora ou por mensagens de texto no visor (o chamado pagamento remoto). Os testes no Brasil devem envolver o pagamento por proximidade, em lojas de grande circulação de pessoas, como as de comida rápida. Esse tipo de pagamento reduz o tempo das filas, pois é necessário apenas aproximar o celular da leitora. As transações são de baixo valor, normalmente abaixo dos US$ 25.

O celular já vem sendo usado como meio de pagamento no país desde o ano passado. O banco HSBC oferece desde outubro o M-Cash, sistema que permite ao cliente do banco efetuar o pagamento de uma compra por celular via débito automático em conta corrente.

Outra iniciativa foi da VisaVale, empresa de cartões de benefícios, que permite o pagamento de compras pedidas em casa pelo celular. A Wappa, empresa de benefícios criada em 2005, já permite o uso do celular de algumas operadoras, como a Vivo, para o pagamento de refeições na rede conveniada.