Título: Período de crescimento fraco acabou, diz Mantega
Autor: Martins, Arícia
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2012, Brasil, p. A2

Mesmo abaixo da expectativa do mercado, o crescimento de 1,5% da produção industrial em agosto agradou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para o ministro, tal resultado demonstra que a economia já está em fase gradual de aquecimento e que a pior fase para a indústria brasileira já passou.

"Deixamos para trás o período de crescimento fraco, agora o crescimento começa a acelerar e vai nessa direção até o fim do ano", afirmou durante sua chegada ao Ministério da Fazenda após o fim de semana em São Paulo.

Na avaliação de Mantega, a demanda está aumentando, gradualmente, mostrando maior procura por bens industriais, bens duráveis e de consumo.

Outro sinal de recuperação é a elevação da exportação de bens manufaturados, "graças ao câmbio mais favorável e à desoneração da folha de pagamentos, que favorece a exportação".

No caso do câmbio, o governo tem atuado no mercado para manter o dólar valorizado, na casa dos R$ 2, visando dar competitividade aos produtos nacionais.

Em setembro, a venda de bens manufaturados mostrou alta de 2,9%, e segundo a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, tal resultado contribuiu para evitar uma queda ainda maior das exportações brasileiras no mês passado, que recuaram 5,1% sobre setembro de 2011 no conceito média diária.

O ministro também citou o índice de confiança do empresariado que aponta para crescimento da indústria. "Deixamos para trás o período de crescimento fraco, agora o crescimento começa a acelerar e vai nessa direção até o fim do ano."

Apesar do crescimento de 1,5%, o resultado ficou abaixo do previsto pelos analistas de mercado. Os economistas consultados pelo Valor previam avanço de 2,09%, com intervalo de projeções entre 1,6% e 2,6%. De acordo com Mantega, os analistas projetaram "mal o número".

O ministro disse ainda que, se não fosse a revisão dos dados de julho, que saíram de crescimento de 0,3% para 0,5%, o resultado de agosto teria apontado uma expansão maior. "O crescimento de 1,5% é bom, é forte e vai se manter nos próximos meses."

Esse foi o terceiro mês seguido de alta na produção, mas na comparação com agosto de 2011, a indústria brasileira caiu 2%. No acumulado do ano, o setor registra baixa de 3,4%.