Título: Câmara flexibiliza conta salário
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2006, Finanças, p. C8

A tarefa de organização do Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) não terminou. Uma das próximas providências deverá ser a criação de uma câmara de compensação de pagamentos de varejo, disse o chefe do Departamento de Operações Bancárias e Sistema de Pagamentos do Banco Central (BC), José Antonio Marciano. A nova câmara, acrescentou, será importante para viabilizar a prometida portabilidade da conta salários.

Os pagamentos de varejo, explicou, são em grande quantidade mas envolvem baixo valor médio. Uma câmara específica para essas transações, disse o chefe do BC, "pode gerar ganhos de escala elevados e reduzir os custos", contribuindo para melhorar a eficiência do sistema financeiro e reduzir os custos . A criação dessa câmara deve ser responsabilidade dos bancos e já está sendo estudada pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

A câmara facilitará os créditos e débitos em conta e pagamentos de bloquetos de cobrança. A inexistência da câmara de pagamento de varejo exige que as concessionárias de serviços públicos tenham contas corrente em todos os bancos em que os clientes podem pagar as faturas de serviço. Da mesma forma, o crédito dos salários nos bancos em que os empregados desejarem exigirá que a empresa tenha conta nessas instituições.

A câmara de pagamentos de varejo também poderia padronizar os documentos de arrecadação de tributos. (MCC)