Título: Dilma participa de comício de Patrus Ananias em BH
Autor: Souza, Marcos de Moura e; Peres, Bruno
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2012, Política, p. A5

A presidente Dilma Rousseff participa hoje em Belo Horizonte de um comício do candidato do PT à Prefeitura, Patrus Ananias. Sua presença foi confirmada ontem à tarde pelo PT. Patrus está em segundo lugar de acordo com as pesquisas de intenção de voto, mas a diferença em relação ao prefeito Marcio Lacerda (PSB) vem caindo, o que eleva as chances de que a decisão seja levada para o segundo turno.

Ontem, pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo, mostrou que a vantagem de Lacerda que chegou a 23 pontos percentuais caiu para 9.

Para o coordenador da campanha de Patrus Ananias, o atual vice-prefeito Roberto Carvalho, a vinda de Dilma ocorre num momento decisivo da campanha e a tempo ainda de mudar o jogo.

Dilma, segundo a campanha vem acompanhada do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Os dois se envolveram diretamente nas costuras em prol da candidatura de Patrus Ananias, que entrou na disputa no fim de junho último prazo para a inscrição das candidaturas.

"Já tínhamos a sinalização de que a presidente faria todo o esforço para vir aqui", disse ele. Segundo Carvalho, ela desfruta de alta aprovação entre os eleitores de Belo Horizonte. A presidente é belo-horizontina e iniciou sua militância política e contra o regime militar na cidade.

Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social no governo Lula, exibiu no horário eleitoral mensagens da presidente pedindo voto para ele. Lula também apareceu nas primeiras propagandas e além disso veio a Belo Horizonte semanas atrás para o primeiro comício desde a eleição de Dilma em 2010.

A participação efetiva da presidente na campanha de Patrus ocorre após uma série de críticas ao PT feitas pelo senador tucano Aécio Neves, que é o principal apoiador de Lacerda na disputa em Belo Horizonte. Aécio aparece frequentemente na propaganda eleitoral do prefeito e participa de atos de campanha com ele.

O senador provavelmente será o adversário de Dilma nas eleições presidenciais de 2014 e por isso a disputa em Belo Horizonte vinha sendo descrita desde o começo como uma prévia do embate entre os dois daqui a dois anos.

Lacerda tem evitado críticas diretas à presidente. Foi assim, por exemplo, no debate realizada pela Rede Record em Belo Horizonte em que por pelo menos duas vezes ele fez comentários positivos sobre ela.

A relação da presidente com o prefeito mudou com em função da campanha. Até poucos dias antes do lançamento da candidatura de Patrus Ananias, o PT caminhava para apoiar a reeleição de Lacerda. Num evento público em Belo Horizonte, Dilma fez, diante de Lacerda, rasgados elogios ao seu estilo de governar, o colocando como um dos melhores prefeitos de capitais do país.

O ato político de hoje está previsto para o fim da tarde na região operária conhecida como Barreiro, onde tradicionalmente o PT sai vitorioso nas disputas municipais, segundo informou o diretório partidário em Minas.

Este será o segundo comício de Dilma nestas eleições. Na segunda-feira à noite, ela participou em São Paulo de um comício para alavancar a campanha do petista Fernando Haddad à Prefeitura.

A intenção original da presidente era não participar da campanha municipal no primeiro turno das eleições onde a base de apoio estivesse dividida, mas a perspectiva de que Haddad consiga ir para o segundo turno juntamente com o líder das pesquisas Celso Russomanno (PRB) levou a presidente a participar do ato de campanha na capital paulista.