Título: Líder na disputa em SP, candidato do PRB perde 7 pontos em uma semana
Autor: Lima, Vandson
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2012, Política, p. A10

Nova rodada de pesquisas do Ibope em quatro capitais do Sudeste e Sul do país mostra que a diferença dos líderes para os demais candidatos caiu em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), enquanto no Rio de Janeiro e Curitiba (PR) os ponteiros alargaram sua vantagem em relação aos demais.

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, perdeu sete pontos percentuais em uma semana e está com 27% das intenções de voto. José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados, com 19% e 18%, respectivamente. O tucano oscilou dois pontos percentuais para cima, enquanto o petista permaneceu estável.

Gabriel Chalita (PMDB) foi o maior beneficiado com a queda de Russomanno. O pemedebista passou de 7% para 10%. Soninha (PPS) segue com 4%. Carlos Giannazzi (PSOL) ficou com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos totalizaram 11%. Outros 9% estão indecisos. Foram entrevistadas 1.204 pessoas.

A recente denúncia de compra de apoio político do PTN pelo PMDB no Rio, divulgada no fim de semana, não tirou votos do candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB). O atual prefeito cresceu cinco pontos percentuais desde a última sondagem e tem agora 57%. Em segundo lugar, Marcelo Freixo (PSOL) subiu um ponto e tem 18% das intenções de voto. Rodrigo Maia (DEM) permanece na terceira posição, caindo de 4% para 2%. Otávio Leite (PSDB) também caiu, de 2% para 1% dos votos. Aspásia Camargo (PV) e Cyro Garcia (PSTU) têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos seriam 9% e indecisos 5%, aponta o Ibope, que entrevistou 1.204 eleitores.

Em Belo Horizonte, caiu para nove pontos a diferença entre os dois principais candidatos à prefeitura da capital mineira, resultado que fortalece o cenário de segundo turno. As intenções de voto no prefeito e candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB) diminuíram de 47%, na sondagem anterior, para 44%. Patrus Ananias (PT) subiu de 30% para 35%. A rejeição ao prefeito aumentou. Segundo a pesquisa, ele aparece agora como o mais citado pelos entrevistados (21%) quando perguntados em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL) tiveram 2% das intenções cada uma. Votos em branco e nulos são 8% e não sabem, 8%. O Ibope ouviu 1.106 eleitores.

O candidato Ratinho Junior (PSC) lidera a disputa para a Prefeitura de Curitiba. De acordo com o Ibope, o candidato do PSC cresceu de 30% para 35% nas intenções de voto e ultrapassou o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição. Ducci tinha 31% na pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, e caiu para 28%. Em terceiro lugar, Gustavo Fruet (PDT) manteve-se com 16%. Rafael Greca (PMDB) ganhou um ponto percentual e chegou a 9%. Alzimara Bacellar (PPL) e Bruno Meirinho (PSOL) tiveram 1% das intenções. Votos em branco ou nulos são 4%, enquanto eleitores indecisos, que não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa somam 6%. Foram ouvidas 805 eleitores.

A margem de erro de todas as sondagens é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.