Título: Russomanno cita mensalão no mais duro ataque a Haddad
Autor: Lima, Vandson
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2012, Política, p. A10

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, subiu ontem o tom das críticas ao concorrente Fernando Haddad (PT) e disse que o PT é especialista em fazer "o que há de mais sujo na política", citando a ação penal do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

A mudança de postura do líder nas pesquisas descreve uma trajetória curiosa: no início da corrida eleitoral, Russomanno insistiu na tese de que as campanhas deveriam ser propositivas, sem se pautar pela troca de ofensas ou pelo uso de assuntos alheios à cidade. Ainda sem um programa de governo acabado, o candidato do PRB foi expondo aos poucos algumas de suas ideias, entre elas a de criar uma tarifa de ônibus proporcional ao trajeto percorrido. O PT prontamente procurou desconstruir a proposta, mostrando-a como incompatível com o Bilhete Único e prejudicial a quem mora em bairros mais distantes. Russomanno, até então defensor da campanha sem ataques, comprou a briga. Ontem, em curta caminhada pelo Itaim Paulista, na zona leste, disse, entre outras coisas, que Haddad deveria "tomar vergonha na cara".

Questionado se a tarifa proporcional levaria empregadores a contratar pessoas que moram mais perto do trabalho, pois arcariam com um vale-transporte mais barato do que daqueles que vivem na periferia - argumento levado às telas pelo PT -, Russomanno abdicou de responder a questão para atacar o adversário. "Ele [Haddad] quer mentir, levar a campanha pro esgoto. Ele mente descaradamente. Ele precisa é tomar vergonha na cara e disputar a eleição. Quem é esse senhor? De onde ele veio, de debaixo do braço, da asa de alguém? Ele é capaz de fazer alguma coisa sozinho?", questionou Russomanno.

Na propaganda eleitoral de televisão, Russomanno fez duas inserções, cada uma de 15 segundos, exibidas nos intervalos comerciais. Em uma, o candidato bate na mesa e, em tom agressivo, diz que "agora basta". "O Haddad é mentiroso quando diz que vou aumentar a tarifa. Vou reduzir a passagem do ônibus e manter o Bilhete Único. Há 22 anos estou te defendendo, falando a verdade. E ele, de onde veio?" Na segunda inserção, Russomanno explora o fato de o oponente petista ser um neófito em disputas eleitorais. "Em 16 anos como deputado, nunca te abandonei. E ele, o que fez por você?"

O candidato do PRB também disse que o PT é especialista em fazer "o que há de mais sujo na política", citando a ação penal do mensalão, em julgamento no Supremo. O partido de Russomanno faz parte da base do governo da presidente Dilma Rousseff no plano federal. "Eles não conseguem ganhar a eleição sem mentir, sem fazer o que há mais sujo na política. Bom, eles são especialistas nisso, né? O Supremo é que está decidindo", afirmou, em alusão ao julgamento na Corte. O partido de Russomanno faz parte da base do governo da presidente Dilma Rousseff no plano federal.

O candidato desviou da pergunta sobre quando se dará a apresentação de seu programa de governo, limitando-se a dizer que tem "os melhores técnicos do mercado" envolvidos na elaboração do documento e que novos interessados em colaborar têm aparecido a todo momento. Caso chegue ao segundo turno, Russomanno garantiu que participará de todos os debates.