Título: Oferta atual supre mercado, diz governo
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2007, Agronegócios, p. B12
O governo federal está alinhavando prazos e ações para garantir, neste ano, oferta de biodiesel suficiente para atender à demanda do mercado. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estima que apenas neste ano o mercado brasileiro deverá consumir 400 milhões de litros de biodiesel. Nos primeiros quatro leilões realizados pela Petrobras, foram arrematados 840 milhões de litros do produto.
As entregas referentes ao primeiro leilão (de 70 milhões de litros), tinham como prazo final dezembro de 2006, mas foi prorrogado para fevereiro deste ano. "Houve atraso na homologação dos resultados e na assinatura dos contratos. Foi um atraso do governo e não havia porque punir as empresas. Por isso o alongamento do prazo", afirma Ricardo Dornelles, diretor de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.
Ele observa que uma das vencedores do leilão, a Soyminas, também não conseguiu entregar os 8,7 milhões de litros que se comprometeu a entregar. "Quem não cumpre as metas fica sujeita à investigação da ANP e a multas", diz Dornelles. As empresas também ficam impedidas de participarem dos próximos leilões do governo.
A expectativa do governo é que os 62 milhões de litros sejam entregues até o fim do mês. No caso do segundo leilão, dos 170 milhões de litros negociados, 20% foram entregues até dezembro pelas empresas Granol e Brasil Ecodiesel. A Biocapital, que deve vender 60 milhões de litros, iniciou a entrega com atraso. As outras - Ponte di Ferro, Binatural e Renobrás - ainda não iniciaram as entregas. Na avaliação de Dornelles, como o prazo final de entrega é junho, as empresas ainda têm condições de reverter o atraso e entregar o biodiesel no primeiro semestre.
A produção arrematada nos dois leilões seguintes, que juntos somam 600 milhões de litros, teriam que começar a ser entregues em janeiro deste ano, o que não ocorreu. Mas para as empresas que participaram desses leilões o prazo é mais longo: até dezembro. (CB)