Título: Contexto
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2007, Agronegócios, p. B12

Existem hoje no país 19 usinas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a produção de biodiesel, sendo sete na região Sudeste, oito no Nordeste, quatro no Centro-Oeste, uma no Sul e uma no Norte. Juntas, essas unidades têm capacidade para produzir 664 milhões de litros por ano. A ANP estima que, atualmente, circulam no mercado interno 33 milhões de litros de biodiesel puro - volume baseado na velocidade das entregas do produto negociado nos cinco leilões de biodiesel realizados desde novembro de 2005, que somam uma oferta de 890 milhões de litros, a serem entregues até dezembro. A expectativa das distribuidoras é fechar o ano com uma venda média de 88 milhões de litros/mês.

Parte desse volume é comercializado em misturas com diesel superiores a 2% por empresas autorizadas para testes pela ANP - como é o caso da Viação Itaim Paulista (VIP), que opera uma frota de 1.880 ônibus na capital paulista, e utiliza o B30, e a Vale, que testa o uso de biodiesel para geração de energia em 35 termelétricas.

Além das 19 usinas, há outras 22 que devem entrar em operação até dezembro e que têm capacidade para ofertar 1,137 bilhão de litros por ano. Em 2008, a oferta total de biodiesel no país será de 1,8 bilhão de litros por ano, para uma demanda em 840 milhões de litros, de acordo com a ANP.