Título: Waldir Pires anuncia comandantes militares
Autor: Jayme, Thiago
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2007, Política, p. A8

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, teve um encontro a sós com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de ontem. Depois da conversa, que durou uma hora, o presidente do Banco Central reuniu-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao sair do encontro com o ministro, Meirelles disse que a direção do Banco Central é um assunto do presidente e que, quando Lula tiver decidido, cada um dos diretores do BC saberá sua situação no governo. O presidente já tomou a decisão de manter Meirelles e cogita anunciar sua permanência em conjunto com o restante do ministério.

O setor militar é o primeiro a ser definido pelo governo. O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou na noite de ontem, depois de audiência com o presidente Lula, o nome dos três novos comandantes das Forças Armadas. Júlio Soares de Moura Neto assumirá a Marinha, Enzo Martins Peri, a do Exército, e Juniti Saito ficará à frente da Aeronáutica. Como é da tradição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou os oficiais-generais em atividade mais antigos de cada força para comandá-las.

O decreto de indicação dos novos comandantes está publicado hoje no Diário Oficial. A negociação se arrastava há duas semanas. Pires esteve no Planalto em duas ocasiões para debater o tema com Lula. Dos três novos indicados, Saito terá a missão mais complicada. Será dele a função de lidar com a grave crise aberta entre o governo federal e os controladores de vôo desde o acidente com o avião da Gol há cinco meses.

Na sexta-feira, Pires pediu prazo de 30 dias aos controladores de vôo para iniciar o processo de desmilitarização do setor. A desmilitarização é considerada fundamental para os controladores para que a carreira possa receber reajustes salariais sem depender do plano salarial dos militares. Saito tomará posse no dia 28 de fevereiro.

Na entrevista coletiva na qual anunciou as nomeações, Pires evitou perguntas mais delicadas sobre sua situação à frente da Pasta e a crise aérea. Limitou-se a dizer que o presidente desejou "êxito, sucesso e colaboração para que nós tenhamos Forças Armadas cada vez mais fortalecidas". Júlio Soares de Moura Neto será empossado no dia 1º de março. Enzo Martins Peri, em 8 ou 9 de março.