Título: Vantagem de Lula sobre Alckmin vai a 22 pontos
Autor: Ferreira, Jorge
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2006, Política, p. A8

A cinco dias da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou ainda mais a vantagem sobre seu adversário, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, do PSDB. De acordo com pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem à noite pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, a intenção de voto em Lula manteve a curva ascendente observada desde o início do segundo turno e chegou agora a 58%, contra 37% para o tucano.

Em relação à pesquisa divulgada na terça-feira passada, ambos os candidatos variaram um ponto percentual, dentro da margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. Com isso, o presidente Lula, que marcou 57% na pesquisa anterior, subiu para 58% e, considerando-se a margem de erro, teria entre 56% e 60% dos votos. Geraldo Alckmin caiu de 38% para 37%, ficando entre 35% e 39%.

Desde o início do segundo turno, o presidente Lula avançou oito pontos percentuais, passando de 50% (no dia 6 de outubro), para 51% (dia 10), 57% (dia 17) e 58%. Enquanto isso, o ex-governador do Estado de São Paulo perdeu seis pontos percentuais, recuando de 43% para 40%, 38% e agora, 37%.

Os votos nulos e em branco somaram 2% e, entre os eleitores pesquisados, 3% disseram que ainda não definiram em quem vão votar no próximo domingo.

Levando-se em consideração apenas os votos válidos - excluídos os nulos e em branco - as curvas dos dois candidatos mantiveram o mesmo comportamento: o presidente Lula atingiu 61% da preferência dos eleitores, enquanto o tucano Geraldo Alckmin caiu para 39%.

Com isso, o candidato petista está hoje entre 59% e 63% dos votos válidos e o tucano, entre 37% e 41%. Ambos variaram, também nesse caso, apenas um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa. No entanto, desde o início do segundo turno, o presidente Lula não parou de crescer: nas quatro pesquisas já divulgadas pelo Datafolha, passou de 54% para 56%, 60% e 61%. Alckmin caiu de 46% para 44%, 40% e 39%.

Esse resultado obtido pelo candidato petista é semelhante à votação obtida pelo presidente Lula no segundo turno da eleição de 2002, quando conseguiu 61,27% dos votos válidos. O então candidato tucano à Presidência, José Serra - hoje eleito governador do Estado de São Paulo - obteve à época 38,73% dos votos, desempenho muito semelhante ao conquistado agora por Geraldo Alckmin.

Seguindo a mesma tendência da pesquisa de intenção de voto, a avaliação do governo do presidente Lula também vem melhorando a cada aferição. Entre os eleitores ouvidos, a parcela daqueles que consideram o governo atual como "ótimo ou bom" aumentou de 51% para 53%, enquanto os que o avaliam como "regular" diminuíram de 33% para 31%. A parcela do eleitorado que considera o governo Lula "ruim ou péssimo" ficou estável na comparação com a pesquisa anterior, em 15%.

A pesquisa do instituto Datafolha ouviu 7.218 eleitores entre segunda e terça-feiras, em 347 municípios de 25 unidades da federação. Capta, portanto, os efeitos de dois debates na televisão, os promovidos pelo SBT, na quinta-feira da semana passada, e pela Record, na noite da segunda-feira. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.200/2006.