Título: Tucano ganha direito de resposta
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2006, Política, p. A9

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na noite de ontem, um minuto de direito de resposta ao candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, contra supostas irregularidades citadas pela campanha de Lula. Os ministros consideraram ofensivo o programa de rádio em que a campanha de Lula fala que Alckmin, quando governador de São Paulo, teria abafado CPIs para investigar "contratos sem licitação e sem comprovante de realização de serviço".

A campanha petista se referiu aos contratos das obras da calha do rio Tietê e de construção do Rodoanel. O programa chamou Alckmin de "arrogante".

Os ministros do TSE fizeram uma diferenciação. Para eles, não houve problema no fato de Lula ter chamado Alckmin de arrogante. "Não é um traço negativo de caráter", afirmou o ministro Carlos Ayres Britto. "É um atributo da personalidade e me parece aceitável", completou Ricardo Lewandowski. O problema está em falar de contratos sem licitação e sem o comprovante de realização do serviço. "Aqui se imputou uma irregularidade grave", disse Lewandowski. "É uma afirmação muito contundente que deve ser respondida", continuou o ministro.

O TSE concedeu um minuto para Alckmin no tempo de Lula no rádio nos horários matutino e vespertino. A decisão foi unânime. (JB)