Título: Turquia revida, ataca a Síria, e conflito se agrava
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/10/2012, Internacional, p. A13

Forças da Turquia atacaram ontem alvos na Síria após a explosão de um morteiro vindo desse país ter causado a morte de cinco civis turcos na cidade de Akcakale.

"A Turquia jamais deixará sem resposta semelhantes provocações do regime sírio", disse o primeiro-ministro Tayyip Erdogan em comunicado. A Síria disse que estava investigando a origem do morteiro e pediu moderação ao país vizinho. O ministro da Informação sírio, Omran Zoabi, transmitiu condolências à população turca.

A Otan (aliança militar ocidental liderada pelos EUA e da qual a Turquia faz parte) pediu o fim imediato das "flagrantes violações da lei internacional" e dos "atos de agressão" da Síria. Os EUA declararam apoio ao "aliado turco". O envolvimento turco no conflito pode se tornar o pretexto para uma intervenção da Otan na Síria.

Segundo a Turquia, duas mulheres e as três filhas de uma delas foram as vítimas do ataque síria. O governador da região turca disse que três ou quatro bombas caíram em Akcakale. Após o ataque, centenas de moradores cercaram a sede do governo pedindo a renúncia das autoridades.

Autoridades sírias vêm acusando a Turquia de auxiliar os rebeldes que tentam derrubar o regime do ditador Bashar al Assad. O governo turco, que deu abrigo a cerca de cem mil refugiados sírios, tem permitido que insurgentes usem o país como base.