Título: Russomanno cai e empata com Serra, diz Datafolha
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 04/10/2012, Política, p. A9

Em uma semana, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu cinco pontos percentuais, segundo o Datafolha, e está com 25% das intenções de voto, em empate técnico com José Serra (PSDB), que tem 23%. O candidato do PT, Fernando Haddad, tem 19%, segundo a pesquisa divulgada ontem. Tanto o tucano quanto o petista cresceram um ponto percentual em relação à pesquisa da semana passada.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Russomanno perdeu o posto de líder isolado nas intenções de voto.

A queda de Russomanno é ainda maior se o resultado for comparado com o da pesquisa de duas semanas atrás: foram dez pontos percentuais. Nesse intervalo de quinze dias, Serra cresceu dois pontos percentuais e Haddad, quatro.

Na pesquisa divulgada ontem, Gabriel Chalita (PMDB) tem 11%, dois pontos percentuais a mais do que na pesquisa anterior. Soninha (PPS) tem 4%, seguida por Carlos Giannazi (PSOL), com 1%; Levy Fidelix (PRTB), 1%; e Paulinho (PDT), 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulos somam 8%. Eleitores que se dizem indecisos e os não quiseram responder totalizam 6%.

A pesquisa ouviu 2.099 eleitores, entre 01 e 02 de outubro, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 01536/2012. O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S. Paulo" e pela TV Globo.

Ao excluir os votos em branco, nulos e os que se dizem indecisos, Russomanno tem 29%; Serra tem 27%; Haddad, 22% e Chalita, 13%.

A pesquisa simulou três cenários para o segundo turno. Na disputa entre Russomanno e Serra, o candidato do PRB venceria por 47% a 35% do tucano. Na disputa entre Russomanno e Haddad, o postulante do PRB também venceria, por 45% a 36 % do petista. No embate entre petista e tucano, Haddad venceria por 44% a 39%.

Serra tem a maior rejeição entre os candidatos, 45%. Russomanno tem 26% e Haddad, 25%.

O Datafolha também divulgou pesquisa sobre a disputa em Curitiba. Na cidade, Ratinho Junior (PSC) está na liderança, com 34% das intenções de voto, e subiu dois pontos percentuais em relação ao levantamento da semana passada. O prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), manteve-se com 25%. Em terceiro lugar está Gustavo Fruet (PDT), com 18%, um ponto percentual a mais do que na semana passada. Rafael Greca (PMDB) tem 10%. Outros candidatos somam 3%; votos em branco e nulos, 6% e os entrevistados que se dizem indecisos ou que não responderam somam 5%.

Ducci tem a maior rejeição, com 28%, seguido por Ratinho Jr, com 24% e Greca, com 23%.

Em um eventual segundo turno, Ratinho Junior venceria Ducci por 48% a 37%. O candidato do PSC ganharia também de Fruet por 48% a 39%. Na disputa entre Fruet e Ducci, o prefeito seria derrotado: o candidato do PDT tem 43% e o do PSB, 41%.

A pesquisa foi feita entre 01 e 02 de outubro, com 1.196 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos percentuais. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com o número 00538/2012.

O Ibope divulgou ontem pesquisa sobre Fortaleza, mostrando que os candidatos do PSB e PT permanecem empatados tecnicamente. Roberto Claudio (PSB), apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB), manteve-se com 25%; Elmano de Freitas (PT), apoiado pela prefeita Luizianne Lins (PT), tem 23%, dois pontos percentuais a mais do que na pesquisa da semana passada. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Moroni Torgan (DEM) tem 15%, quatro pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior. Heitor Férrer (PDT) tem 13%, um crescimento de dois pontos percentuais. Renato Roseno (PSOL) tem 9%; Inácio Arruda (PCdoB), 3% e Marcos Cals, 3%. outros candidatos somam 1%. Votos em branco e nulos somam 5% e os indecisos ou que não quiseram responder, 3%.

A pesquisa foi feita entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, com 805 entrevistados, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número 000120/2012.