Título: Advogados também ganham espaço
Autor: Giardino, Andrea
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2006, EU & Investimentos, p. D6

Outra carreira em alta, ligada ao mundo eletrônico, é a de advogados digitais. O crescimento do volume de ações judiciais nos últimos 10 anos envolvendo crimes virtuais e negócios ligados à internet levou muitos profissionais a se especializarem nesse mercado. Eles não só atuam em processos de fraudes on-line, como se debruçam em causas de pirataria de software. Prestam ainda consultoria para empresas na proteção legal dos ativos intangíveis: marcas, domínios, sites, patentes, conteúdos e imagens, hoje um dos maiores filões do mercado.

"Muitos escritórios vêm contratando advogados digitais, inclusive, os departamentos jurídicos das empresas", afirma Pedro Amaral Dinkhuysen, gerente da consultoria de recrutamento de executivos Michael Page. "Trabalhamos algumas posições para multinacionais este ano". Segundo ele, a pouca oferta de profissionais com esse perfil acaba valorizando o passe de quem já está no mercado ou é recém formado. Eles chegam a ter uma remuneração entre 30% e 50% maior que seus colegas.

Muitos deles aliam o conhecimento legal com as particularidades do mundo da tecnologia. Um diferencial para quem quer alcançar uma trajetória de sucesso. Patrícia Peck, 31 anos, é um bom exemplo. Programadora de games aos 13 anos, optou pela carreira de advogada digital assim que saiu da faculdade. Tanto que montou seu próprio escritório, referência em direito eletrônico. "Cada vez mais, as companhias se preocupam com o conteúdo dos e-mails corporativos e com os arquivos que empregados guardam no computador", explica. A busca por profissionais especializados é grande. Em seu escritório, ela mesma está selecionando candidatos para ganhar salários a partir de R$ 3 mil.

Além disso, Patrícia reconhece que a internet é um mundo sem fronteiras e há dificuldade em descobrir e punir infratores. "A Justiça pode pedir acesso aos dados de IP dos computadores pessoais que tiveram acesso a uma informação, o que requer uma grande capacidade de perícia no ambiente eletrônico, principalmente na coleta da prova", avalia. Por essa razão, boa parte dos advogados fazem cursos de atualização em tecnologia, para ganharem bagagem técnica.

No Brasil, além de cursos de especialização, muitas universidades incluíram o direito digital ou da informática como disciplina nos currículos. Entre elas, a PUC-RJ e a FMU, em São Paulo. Outras instituições, como a FGV-RJ oferecem curso de extensão em direito da tecnologia da informação. (A.G)