Título: Todos os atos da posse
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/11/2010, Política, p. 12

Programação do dia em que Dilma Rousseff assumirá a Presidência da República tem início previsto para as 14h e segue pela noite. Discurso, transporte em carro aberto e coquetel farão parte da festa Leandro Kleber Especial para o Correio Vinicius Sassini

A posse de Dilma Rousseff como presidente da República está prevista para as 14h30 de 1º de janeiro de 2011, no Congresso Nacional. No plenário da Câmara, em cerimônia que deverá durar uma hora e meia, a petista fará seu primeiro discurso como chefe do Executivo. A expectativa é de que, com essa programação, Dilma consiga cumprir toda a agenda prevista para o dia. Depois da solenidade no Congresso, ela e o presidente Lula vão discursar no parlatório do Palácio do Planalto.

¿Será um momento histórico, de muita expectativa. Tenho orgulho de poder participar da posse da primeira presidenta do país¿, afirma o deputado Marco Maia (PT-RS), que presidirá a Câmara interinamente em 1º de janeiro no lugar de Michel Temer (PMDB-SP), que tomará posse como vice-presidente. ¿Acredito que a recepção no Congresso será respeitosa e condizente com o momento político que o Brasil vai viver¿, avalia.

A presidente eleita deverá chegar à Catedral às 14h para embarcar no Rolls Royce presidencial rumo ao Congresso, passando pela Esplanada dos Ministérios. A comitiva será acompanhada por batedores das Forças Armadas e pelos Dragões da Independência.

No Congresso, Dilma e Temer serão recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e pelo deputado Marco Maia. Os eleitos assinarão o termo de posse e farão um juramento para a nação. Em seguida, os dois serão saudados no gramado do Congresso por uma salva de tiros de canhão.

Dali, partirão em carro aberto ao Palácio do Planalto, onde Dilma receberá a faixa presidencial, dará posse a seus ministros e discursará no parlatório. À noite, Dilma e Temer receberão cumprimentos numa recepção no Palácio do Itamaraty, onde será oferecido um coquetel.

Na última transição entre aliados ¿ de Itamar Franco para Fernando Henrique Cardoso (FHC) ¿, as cerimônias oficiais foram marcadas por cordialidade e elogios. No discurso de posse, em 1º de janeiro de 1995, FHC citou o nome de seu antecessor três vezes. O tucano agradeceu os rumos da economia dados pelo ex-presidente e também elogiou sua simplicidade e honestidade. A expectativa é que Dilma faça o mesmo pelo presidente Lula.

Diplomação no TSE

Antes da posse em 1º de janeiro, Dilma Rousseff e Michel Temer receberão das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, o diploma para exercerem o mandato. A cerimônia será realizada no plenário do tribunal em 17 de dezembro, último dia previsto no calendário eleitoral para a entrega do documento, e será iniciada às 17 horas.

Estão confirmadas a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros do Supremo Tribunal Federal e dos demais tribunais superiores, além de outros convidados dos poderes Executivo e Legislativo. A presidente eleita e o vice terão direito a convidar 13 pessoas cada um. O plenário comporta 114 pessoas, incluindo cadeiras adicionais já previstas. Haverá uma estrutura com telões no auditório e na área externa para cerca de 150 pessoas. O evento está sendo organizado pelos cerimoniais da equipe de transição do governo, do TSE e do Palácio do Planalto. (LK)