Título: Sadia estuda avançar em carne bovina
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2006, Agronegócios, p. B13

A Sadia estuda ampliar sua participação no mercado de carne bovina, como parte de sua estratégia para reforçar presença no setor de alimentos. A estratégia também ganha particular importância em decorrência da parceria com a rede americana de fast-food McDonald's, que está sendo estreitada.

Gilberto Tomazoni, diretor-presidente da Sadia, disse ao Valor que a empresa quer "dar passos mais calculados" para avançar no mercado de bovinos. No ano passado, o frigorífico voltou a abater bovinos na unidade de Várzea Grande (MT), que estava arrendada para o Friboi desde 2000. A Sadia havia deixado de lado seus negócios no ramo da década de 90. Agora, entretanto, avalia inclusive adquirir novas fábricas para elevar os abates.

Mas a "reestréia" tem sido cautelosa, como reconhece o próprio Tomazoni. "Estamos estudando novamente esse mercado, reaprendendo mesmo", afirmou. O executivo reconhece que algumas companhia desse segmento operam na informalidade e que os riscos sanitários ainda impedem um maior avanço dos negócios no mercado internacional.

O crescimento externo é uma das prioridades da companhia brasileira, e nessa frente dois fatores interligados movem atualmente seus passos: a parceria com o McDonald's e o investimento em uma planta na Rússia.

Após duradoura relação no Brasil, a Sadia tornou-se uma das cinco fornecedoras globais de hambúrgueres para a rede dos Estados Unidos, numa lista que inclui Tyson Foods, OSI, Cargill e Kingston. Agora, tenta transformar-se em fornecedora exclusiva da cadeia no mercado russo, ao mesmo tempo em que já atende, ainda de que maneira irregular, parte das necessidades dos americanos no Japão.

Na Rússia, os investimentos na unidade que a Sadia está erguendo em Kaliningrado estão calculados em US$ 70 milhões. A fábrica deverá entrar em operação no segundo semestre de 2007. Os aportes estão sendo realizados em sociedade com a russa Miratog, que já era suas distribuidora naquele pais. A Sadia será controladora majoritária da planta.

Ainda na Rússia, a empresa brasileira pretende crescer também por meio de suas próprias marcas, conforme Tomazoni. "O mercado russo está crescendo e estamos de olho no potencial desse pais", afirmou o executivo.

A jornalista viajou a convite da Sadia