Título: Desemprego em SP recua para 15,3% em setembro
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2006, Brasil, p. A2

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu em setembro para 15,3% da população economicamente ativa. É o menor nível para o mês desde 1997, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Em agosto, a foi de 16%.

No mês passado, 1,545 milhão de pessoas estavam desempregadas na região De acordo com o Dieese/Seade, em setembro foram criadas 107 mil vagas e 64 mil pessoas deixaram a condição de desocupadas, enquanto 43 mil pessoas entraram no mercado de trabalho.

Com isso, o nível de ocupação na região avançou 1,3%. Foram abertas 80 mil ocupações na indústria e 17 mil vagas no comércio. Por sua vez, o segmento "outros setores" , que inclui construção e serviços domésticos, eliminou 5 mil ocupações e o setor de serviços gerou 15 mil empregos.

Segundo os técnicos do Seade/Dieese, novas quedas no desemprego na região devem ocorrer nos próximos meses, já que os índices de outubro devem mostrar que a indústria voltou a ampliar os postos e o comércio intensificou as contratações em função do movimento do fim do ano. "Isso seria o normal, já que outros fatores favorecem a geração de emprego, como o controle da inflação e a queda de juros", disse Clemente Ganz, diretor-técnico do Dieese.

Os rendimentos médios reais - relativos a agosto - de ocupados e assalariados subiram tanto na comparação com julho quanto com o mesmo período de 2005 - na base mensal, o aumento foi de 2,2% e 2%, respectivamente, ficando em R$ 1,147 mil e R$ 1,206 mil. No confronto anual, houve alta de 3,8% e 2,5%.