Título: Lula admite erros de seu governo, mas afirma que o país melhorou
Autor: Landim, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2006, Política, p. A6

Em seu último comício da campanha eleitoral, o presidente e candidato do PT à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu os erros de seu governo, mas ressaltou que, apesar deles, seu mandato foi melhor do que o de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. "Reconheço que nós tivemos coisas erradas, mas com tudo de errado que nós fizemos, o país melhorou de forma extraordinária se comparado com o governo dele (Fernando Henrique)", disse o presidente ao se despedir de aproximadamente 7 mil pessoas reunidas na Capela do Socorro, bairro pobre da zona sul de São Paulo.

"Não tenho dúvidas de que vamos vencer a eleição", afirmou o candidato, que está 22 pontos percentuais à frente de seu adversário, conforme pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira. Ele não citou a pesquisa, mas disse que vai vencer porque seu governo é o melhor avaliado nos últimos 15 anos. "Esqueçam as pesquisas eleitorais. Peguem as pesquisas de avaliação do governo, que são as melhores dos últimos 15 anos".

Durante seu discurso, Lula aproveitou para criticar os governos anteriores, que nunca abriram as portas do Planalto para receber as camadas mais pobres da população, e disse ter-se emocionado com o encontro que teve, um pouco mais cedo, com catadores de papel em Brasília.

Também insistiu nas acusações ao PSDB quanto ao programa de privatizações levado a cabo durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. "O governo deles foi o da venda do patrimônio, do desemprego, da inflação e da dependência das grandes potências".

O presidente falou por aproximadamente 30 minutos e pediu desculpas aos militantes, porque precisava poupar a voz para o último debate da campanha, amanhã, na TV Globo. Lula afirmou que irá tranqüilo ao encontro. "Eu não estou desesperado. Não tenho motivos para ficar nervoso". Disse que sua preocupação era garantir "óleo, arroz e cimento baratos e que o salário mínimo continue subindo".

Lula também queixou-se da imprensa e disse que "apanhou" durante quatro anos. "As coisas boas não aparecem nos jornais, mas as ruins saem em letras garrafais", reclamou.

Antes do presidente, também discursaram o candidato derrotado pelo PT ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, o senador reeleito Eduardo Suplicy e a ex-prefeita Marta Suplicy, que foi muito aplaudida - a Capela do Socorro é um tradicional reduto petista, embora Alckmin tenha sido o mais votado no primeiro turno. Ao final do encontro, os manifestantes cantaram "Parabéns a você" em homenagem ao presidente, que completa 61 anos amanhã.