Título: Colombiano naturalizado e favorito em Palmas
Autor: Giffoni, Carlos
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2012, Política, p. A16

Entre as capitais brasileiras, Palmas é a que possui o menor eleitorado (150 mil votantes) e tende a assistir a uma das maiores viradas na campanha eleitoral para a prefeitura neste ano. O colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha, do Partido Progressista (PP) subiu 21 pontos percentuais nas pesquisas de intenção de voto em um mês e disparou na liderança. Nem mesmo o apoio do atual governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB), e da senadora Kátia Abreu (PSD) segurou o desempenho do principal adversário de Amastha, o ex-vereador e deputado estadual Marcelo Lelis (PV).

Nas pesquisas realizadas pelo Ibope entre 30 de agosto e 18 de setembro, Amastha, que conta com o apoio do empresariado, saltou do segundo lugar, com 26% das intenções de voto, para a liderança, com 47%, e pode ganhar no primeiro turno. Desempenho inverso foi apresentado por Lelis, que caiu de 36% para 30% das intenções de voto.

Na reta final da campanha, Amastha e Lelis têm trocado farpas, inclusive pelo Twitter. O candidato do PP questiona o apoio prestado pelo governador do Tocantins ao seu principal adversário, a quem chama de "dono da caneta". Segundo as acusações de Amastha, o mandato de Lelis sofreria influência de Siqueira Campos.

Além de criticar a ausência de Amastha no último debate entre os candidatos, na segunda-feira, Lelis tem reforçado nas investidas contra Amastha que seu oponente foi indiciado na Operação Moeda Verde, da Polícia Federal, sobre esquema de compra e venda de licenças ambientais em Florianópolis, antes de chegar ao Tocantins.

Corre por fora a candidata do Partido Republicano (PR), Luana Ribeiro. Ela conta com o apoio do atual prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Porém, o petista tem uma avaliação negativa de sua gestão, que é classificada como ruim ou péssima por 52% dos palmenses e regular por outros 26%. Luana, que obteve 7% das intenções de voto na última pesquisa do Ibope, tenta se aproveitar da troca de farpas entre os dois favoritos para ganhar espaço. Mas, o discurso a favor de uma campanha limpa e de alto nível, como colocado pela candidata, não fez sua campanha decolar.

Levantamento realizado pelo Ibope aponta que para 70% dos palmenses a saúde é o maior problema da capital do Tocantins. Em seguida vêm educação (34%) e calçamento de ruas e avenidas (30%). Caso eleito, Lelis promete a ampliação da estrutura hospitalar de Palmas, focalizando no "atendimento humanitário" nas unidades de saúde. A principal diretriz da campanha de Amastha na área é a construção de um "hospital de urgências", que seria uma espécie de grande pronto-socorro.