Título: Siderúrgica anuncia acordo para fusão com a Wheeling
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2006, Empresas, p. B6

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou ontem, por meio de fato relevante, ter acertado um contrato de fusão com a Wheeling-Pittsburgh Corporation (WPC). Pelo acordo, a CSN concederá ativos representados pela LLC, sua subsidiária localizada em Terre Haute, nos Estados Unidos, em troca de 49,5% das ações de uma nova companhia, a ser formada pela união das operações da Wheeling e da LLC.

A transação envolve um empréstimo da CSN, no valor de US$ 225 milhões, que poderá ser convertido em ações da NewCo - como será chamada a nova empresa -, mediante a aprovação do sindicato local. "Nesse sentido, a participação total da CSN poderá ser elevada a até 64% do capital total da NewCo", frisa. No comunicado, a CSN observou que a NewCo deverá ter suas ações negociadas em uma bolsa americana. A implementação do negócio depende do aval da autoridade de concorrência local, bem como da assembléia geral de acionistas da Wheeling prevista para acontecer no início de 2007.

Sobre o comunicado da CSN, a direção da Esmark, companhia americana que disputa a compra da WPC com a brasileira, afirmou: "O anúncio não nos surpreende e é mais uma demonstração da falta de interesse da administração da empresa pela opinião dos seus acionistas", disse o presidente da empresa, Craig Bouchard. "Isso vai tornar as coisas ainda mais difíceis para eles na assembléia de novembro."

"Esta operação reforça o compromisso da CSN com sua estratégia de internacionalização, expandindo suas operações no exterior", diz a nota, assinada pelo diretor-executivo de relações com investidores, Benjamin Steinbruch.

Com o anúncio do negócio, a direção da WPC fortalece a briga que comprou com acionistas que têm combatido seu plano de fusão. O terceiro maior acionista da americana, a Tontine Management, tem criticado a proposta da CSN e defende a substituição da atual diretoria da WPC. A Tontine está insatisfeita com a perspectiva de ver sua participação na siderúrgica ser diminuída e quer preço melhor por suas ações se ela for vendida.

Os envolvidos na disputa terão uma oportunidade para acertar as diferenças em 17 de novembro, em assembléia de acionistas convocada pela WPC para escolher uma sua nova direção. Contra a atual administração concorre uma chapa lançada pela Esmark, distribuidora de produtos siderúrgicos que há meses tenta tomar o controle da siderúrgica. (Colaborou Ricardo Balthazar, de Washington)