Título: Em vez de flores, notebooks a tiracolo
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2006, Empresas, p. B2

Você deve se lembrar de "San Francisco", a velha canção de 1967. "Se você está indo para San Francisco, tenha certeza de usar algumas flores no cabelo", cantava Scott McKenzie no que se tornou o hino dos hippies. Pois nesta semana 42 mil pessoas aterrissaram na cidade, vindas de várias partes do mundo, mas nem por isso a cidade virou um jardim. Em vez de flores no cabelo, o que se viu foram notebooks a tiracolo - milhares deles, de todas as cores e tamanhos.

A invasão foi provocada pelo Oracle Open World, a conferência mundial da fornecedora americana de software Oracle, que neste ano bateu um recorde de público. O movimento foi tão grande que o jornal "San Francisco Chronicle" estampou a manchete "Uma cidade dentro da outra".

Não é exagero. Para abrigar seus convidados nos cinco dias do evento, encerrado ontem, a Oracle reservou 68 mil diárias em hotéis, 187 ônibus e cerca de 200 quilômetros de cabos de rede. Ao todo, seis mil pessoas trabalharam para deixar o evento pronto, incluindo seguranças, eletricistas, carpinteiros etc.

"De 2005 para este ano, o número de inscritos aumentou em sete mil pessoas", diz Bob Wynne, vice-presidente mundial de comunicações da Oracle. Todo esse trabalho não sai barato. O evento deste ano custou US$ 30 milhões. "Com os patrocínios, a publicidade e as inscrições tentamos chegar ao equilíbrio financeiro", conta o executivo.

San Francisco sedia a conferência há nove anos porque é reconhecida pela Oracle, instalada na vizinha Redwood Shores, como seu verdadeiro lar.

Foi aqui que a companhia nasceu, há cerca de 30 anos, diz Wynne. É uma maternidade lucrativa: os cálculos são de que o evento trouxe US$ 60 milhões para a economia local.

Para a Oracle, o Open World é importante porque leva a clientes e parceiros as principais mensagens da companhia, serve como vitrine aos novos produtos e ajuda a detectar possíveis falhas de comunicação com o consumidor.

Com o crescimento do evento original, a Oracle começou a fazer versões internacionais. Neste ano houve uma em Mumbai, na Índia, e outra em Tóquio, no Japão. Cada uma delas reuniu seis mil pessoas. No Brasil está confirmada a segunda edição dirigida à América Latina, em março do ano que vem.

Em San Francisco, os novos tempos podem não ser tão românticos quanto os anos 60, mas uma coisa não mudou. Como dizia a música, ainda é possível encontrar muitas pessoas gentis na cidade. (JLR)