Título: Petrobras aplica R$ 227 milhões em usinas
Autor: Cruz, Patrick
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2006, Empresas, p. B8

A Petrobras anunciou ontem a contratação da empresa Tecnial para construção de três usinas de biodiesel em Quixadá (CE), Candeias (BA) e Montes Claros (MG). As unidades terão capacidade de produzir anualmente cerca de 57 milhões de litros de biodiesel cada uma. O investimento da Petrobras será de R$ 227 milhões e as obras deverão demorar 13 meses, com previsão de entrega em dezembro de 2007.

Em nota distribuída ontem, a estatal informou que estuda outros quinze projetos "em várias regiões do país em parceria com diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais". A meta da companhia é produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano até 2011.

Vencedora de uma licitação que teve outros três concorrentes, a Tecnial tem sede em Erexim (RS) e usa tecnologia da americana Crown Iron Works, que permite a produção de biodiesel utilizando-se qualquer tipo de óleo vegetal. Nessas usinas poderão ser usados como insumo o álcool, óleos vegetais obtidos do algodão, soja, mamona e dendê, além de gordura animal. Segundo nota da Petrobras, será estudada ainda a produção a partir da semente de girassol, amendoim e gergelim.

A partir de janeiro de 2008 será obrigatória a adição, em todo o país, de 2% de biodiesel ao diesel convencional, sendo permitido aumentar a mistura para até 5% para impulsionar o mercado. A Petrobras já tem duas unidades semi-industriais de biodiesel em Guamaré (RN).