Título: Para IRB, código de ética colabora para abrir setor
Autor: Vieira, Catherine
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2006, Finanças, p. C3

O presidente do IRB, Eduardo Nakao, assinou ontem a adesão da entidade ao código de ética do mercado segurador, lançado em agosto pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). Para Nakao, a adesão ao código é a formalização de coisas que já ocorrem na prática. "E também um reconhecimento do bom relacionamento da sociedade seguradora e dos segurados", disse ele.

Já aderiram ao código de ética 86 instituições. Na visão do IRB, será importante na fase após a abertura do mercado de resseguro, ainda pendente de aprovação no Congresso. O presidente do conselho de administração do IRB, Otávio Ribeiro Damaso, explica que o código converge com um trabalho de preparação para a abertura do mercado, que vem sendo conduzido na entidade nos últimos dois anos.

Damaso e Nakao não quiseram fazer previsões sobre quando ocorrerá a abertura e nem sobre o percentual de mercado que o IRB será capaz de deter após o processo. "É ainda prematuro avaliar isso, o que temos feito é nos preparar muito para competir", diz Damaso.

Segundo o presidente da Fenaseg, João Elisio Ferraz de Campos, de todos os participantes do mercado segurador, faltam apenas cerca de 17 adesões ao código. As entidades que assinam a adesão comprometem-se a seguir os preceitos acordados e ganham o direito de usar um selo de ética. O objetivo do setor é coibir práticas nocivas à imagem do mercado e melhorar o atendimento dos consumidores.