Título: Vitórias em BH e Recife projetam Aécio e Campos
Autor: Viana , Diego
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2012, Política, p. A20

Três capitais eram consideradas decisivas para as pretensões dos partidos nas eleições de 2014. Em duas delas, Belo Horizonte e Recife, o PSB de Eduardo Paes triunfou no primeiro turno, marcando mais uma etapa no crescimento do partido. Já em São Paulo, cidade pela qual o PT abriu mão de outras candidaturas próprias, o petista Fernando Haddad chegou ao segundo turno contra o tucano José Serra.

Com a queda vertiginosa de Celso Russomanno (PRB), a cidade com o maior orçamento dentre os municípios continua na mira do PT. Para Cláudio Gonçalves Couto, cientista político da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma eventual vitória em 28 de outubro pode salvar o partido do ex-presidente Lula de um desempenho ruim, após erros como a intervenção no diretório regional de Pernambuco, que facilitaram a vitória de Geraldo Julio e alienaram a militância petista. Para Couto, se ganhar em São Paulo, "poderemos dizer que o PT se saiu muito bem, porque pode ter tido derrotas importantes, mas levou a joia da coroa".

Já Eduardo Campos sai da eleição como grande vitorioso. Não apenas seu partido venceu em Recife, mas a aliança com Aécio Neves em Belo Horizonte, que reelegeu o prefeito Marcio Lacerda, "foi uma estratégia acertada", segundo Couto. O governador pernambucano é definido pelo cientista político como "uma raposa política de primeiríssima linha".

O sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor do livro "A Cabeça do Brasileiro" e colunista do Valor, concorda que o maior impacto deste primeiro turno tem a ver com o crescimento do PSB e o fortalecimento de Eduardo Campos. No entanto, a derrota do prefeito Luciano Ducci (PSB), em Curitiba, foi um revés para ele. "Seus candidatos ganharam em Recife e Belo Horizonte, mas em Minas o Marcio Lacerda está também sob as asas de Aécio", comenta Almeida. Para ele, a disputa em São Paulo revela que a polarização PT x PSDB permanece. Na disputa, no entanto, Serra começa com menos chances, já que sua rejeição é alta.