Título: Reeleição de Lacerda fortalece Aécio
Autor: Moura , Marcos de
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2012, Política, p. A21

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), foi reeleito ontem com 52,69% dos votos válidos, uma vitória atribuída, em parte, à intensa participação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na campanha. O candidato do PT, Patrus Ananias - que contou com a ajuda da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - obteve 40,80% dos votos válidos.

A vitória de Lacerda já no primeiro turno vinha sendo apontada por várias pesquisas de intenções de voto, embora nos últimos dias sua vantagem frente a Patrus tivesse caído. O petista, segundo o prefeito, conversou com ele por telefone e prometeu fazer uma oposição "leal e construtiva".

A reeleição deve intensificar as especulações e pressões de alas do PSDB para que ele se candidate a governador de Minas Gerais em 2014 com apoio dos tucanos. O partido não tem um nome natural à sucessão do governador Antonio Anastasia (PSDB).

Lacerda, que nunca negou com veemência a possibilidade, chegou a dizer durante a campanha, ao ser perguntado se poderia abandonar um segundo mandato no meio com vistas a 2014, que aprendeu ao longo da vida nunca dizer "dessa água não beberei". Ao mesmo tempo, o prefeito sustenta que sua intenção é ficar os quatro anos. O vice eleito de Lacerda é o deputado estadual do PV, Délio Malheiros.

A reeleição também foi vista por analistas como uma vitória de Aécio e seu projeto de disputar a Presidência em dois anos, quando provavelmente enfrentará Dilma.

O prefeito evitou ontem alimentar projeções para 2014. Seu partido faz parte da base da presidente, embora tenha rachado com o PT em Belo Horizonte. O presidente nacional do PSB, o governador do Pernambuco, Eduardo Campos, também é visto como presidenciável.

Numa tumultuada entrevista, ao lado de Aécio e de Anastasia, Lacerda fez um gesto ao PT de Dilma: "Diferenças ideológicas entre nós e o PT não são tão grandes assim. Existem sociais democratas no PSB, no PSDB, no PT, pessoas que pensam como diminuir a desigualdade no país, esse é o maior objetivo nosso". E acrescentou: "Temos divergências sobre o modo de governar, sobre o modo de fazer política, mas no essencial nós concordamos."

O PT fez uma dobradinha em 2008 com o PSDB para eleger Lacerda. Nesta campanha, tudo caminhava para uma repetição da parceria, mas o PT e PSB, de Lacerda, racharam na última hora e Patrus entrou na disputa.

Sem os petistas na aliança, os tucanos se transformaram no maior aliado de Lacerda e tendem a ter no segundo mandato uma participação maior da gestão do que a que têm no atual mandato.

"A vitória de Lacerda é uma vitória de Aécio, que sai muito mais fortalecido", avalia o sociólogo e comentarista político Rudá Ricci. O PSB é da base do governo Dilma, mas Lacerda não é, na opinião de Ricci, alguém que seja considerado uma liderança de seu partido. "Hoje, ele é uma liderança do bloco do Aécio", com quem, segundo o analista, tem bastante afinidade política e visões semelhantes sobre gestão pública.

Malco Camargos, doutor em Ciência Política e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) também vê o resultado como uma vitória de Aécio e seu projeto presidencial. "Belo Horizonte poderá ser uma moeda de troca, com Aécio apoiando Lacerda para governador enquanto o PSB passaria a apoiar a candidatura de Aécio à Presidência", disse ele.

Mas se o tucano tem razões para festejar, a derrota de Patrus Ananias não pode ser considerada uma derrota política de Dilma e do PT. O partido, diz o professor, saiu mais unido do que em 2008 quando o apoio a Lacerda produziu muitas divisões internas. E Patrus conseguiu um patamar de votos - 40% - superior aos 30% que o PT tem tradicionalmente na cidade.

Dilma, que ajudou a articular a candidatura do petista, apareceu em vídeos na campanha e na última semana veio a Belo Horizonte, onde participou de um comício de Patrus. Ela e Aécio trocaram críticas ácidas nos últimos dias, num embate que foi encarado como uma antecipação da disputa presidencial de 2014.