Título: VR oferece crédito consignado pela internet e tenta dobrar a carteira
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2006, Finanças, p. C2

O Grupo VR, focado em benefícios para empresas, quer crescer no mercado de crédito consignado. Mas ao contrário dos bancos que atuam na área, com seus milhares de promotores abordando as pessoas nas ruas das grandes cidades, a VR tem uma estratégia diferente. Na semana passada, começou a oferecer o crédito com desconto em folha pela internet, sem a necessidade de assinaturas ou apresentação de documentos.

O objetivo da VR é chegar ao final do ano com uma carteira de R$ 100 milhões em crédito consignado. Ela começou o ano em R$ 56 milhões. Para 2007, impulsionado pelo crédito via internet, a meta é crescer mais 50%, informa o diretor geral da empresa, Carlos César Coutinho.

A estratégia da VR é avançar dentro da sua própria base de clientes corporativos. Hoje ela tem 20 mil empresas na carteira, com uma base de 2,5 milhões de funcionários. Do total das companhias, apenas 2,5 mil oferecem o crédito consignado da VR para seus empregados. "Nossa concorrência não é com os bancos", diz Coutinho, afirmando que a intenção da VR com o consignado é oferecer um serviço diferenciado para as empresas.

Segundo o diretor, a VR pratica as condições de mercado no crédito consignado. Juros na casa dos 2,5% e empréstimo com prazo médio de 24 meses. A diferença agora é que com a internet, o prazo para a liberação dos recursos para o tomador caiu, de três a sete dias, para um dia.

Para ter acesso ao consignado pela internet, o funcionário da empresa cadastrada acessa a página da VR e faz a solicitação do crédito. A área de recursos humanos avalia e aprova o pedido. O RH é o "fiel depositário da documentação do funcionário", por isso não há a necessidade da assinatura do empregado. O dinheiro cai na conta no dia seguinte.

Os recursos ("funding") da VR para o consignado vem do próprio grupo, que tem também um banco. Recentemente, o grupo fechou um acordo comercial com o Unibanco para a distribuição conjunta de uma cesta de produtos de benefícios e financeiros. O Unibanco pode, no futuro, também oferecer funding para o consignado da VR.

Em 2005, o Grupo VR faturou R$ 3,5 bilhões. A previsão para este ano é crescer 15% e chegar aos R$ 4 bilhões. A meta da VR é dobrar de tamanho em quatro anos. No mercado de benefícios, a empresa é uma das maiores, ao lado da líder Ticket, da Visa Vale e da Sodeho. A VR praticamente não trabalha mais com papel. Todos os seus vales são em plástico. Desde 2000, investiu R$ 120 milhões em tecnologia.