Título: Florianópolis terá embate entre PSD e PMDB
Autor: Casado , Letícia
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2012, Política, p. A23

A capital catarinense Florianópolis vai ter segundo turno na eleição para prefeito. O candidato do PSD Cesar Souza Junior recebeu 31,68% dos votos válidos e vai enfrentar Gean Loureiro, do PMDB, que obteve 27,37% dos votos.

Angela Albino (PCdoB) teve 25,03% e ficou de fora da disputa. Ela teve o apoio do governo federal durante a campanha. A ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti costurou a chapa entre PCdoB e PT, com o petista Nildomar Freire como vice de Angela. Além de gravar um vídeo de apoio a Angela, Ideli participou de eventos e caminhadas com ela. Em seu programa eleitoral, a candidata citou o apoio de Dilma Rousseff e transmitiu um vídeo de apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A derrota de Angela nas urnas acaba sendo uma derrota para Ideli também. A ministra fez sua carreira política no Estado, onde se elegeu deputada estadual e senadora. O Valor tentou conversar com Ideli Salvatti, mas não conseguiu um retorno.

O resultado representa uma virada de Loureiro sobre o que indicavam as pesquisas de intenção de votos. As duas primeiras pesquisas divulgadas pelo Ibope apontavam Angela Albino (PCdoB) no segundo turno contra Souza Junior. Em agosto, Loureiro tinha 12% das intenções de voto, e Angela, 28%; em setembro, ele tinha 18%, e ela 27%; em outubro, ele tinha 20%, e ela, 23%. Souza Junior se manteve estável com 33% nas duas primeiras pesquisas e 34% na última.

Enquanto o PT perde espaço, o PSD toma forma e força em Santa Catarina. O partido está forte nas principais cidades do Estado. Em Joinville, a maior cidade do Estado (Florianópolis é a segunda maior), o petista Carlito Merss não passou para o segundo turno, que será disputado entre Kennedy Nunes (PSD) e Udo Döhler (PMDB). O PT também não conseguiu ir para o segundo turno em Blumenau - a terceira maior cidade do Estado -, onde a candidata Ana Paula Lima estava bem nas pesquisas, mas ficou em terceiro lugar nas urnas. Pela primeira vez na história, Blumenau vai ter segundo turno, e será entre Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD).

O PT também não se saiu bem em São José, município importante na região metropolitana de Florianópolis. O PT era vice na chapa do atual prefeito Djalma Berger (PMDB), irmão do prefeito de Florianópolis, mas Adeliana Dal Pont (PSD) venceu a eleição com 61% dos votos.

Em entrevista ao Valor, Souza Junior disse que vai buscar alianças com o PCdoB e o PSOL para o segundo turno. Ele disse também que, caso eleito, o PSB estará presente em sua administração. O plano do PSD para o Estado é reeleger Raimundo Colombo em 2014 e lançar a candidatura de Eduardo Campos para concorrer à presidência. Segundo ele, Campos é um "líder expoente neste momento".

"[Aliança entre PSD e PSB] É a cara do novo projeto do Brasil [na oposição ao governo federal]. Não é uma oposição rancorosa. Vamos montar projeto unido, uma nova via, fora do eixo PT-PSDB", disse Souza Junior. Para ele, o PT não tem forças para eleger um governador em 2014.

Nildomar Freire (PT), vice na chapa de Angela, reconhece o crescimento do PSD no Estado. "Em relação ao país, os partidos não são nacionais", afirmou. "A gênese aqui [do PSD em Santa Catarina] é o PFL, que está ressurgindo das cinzas", disse Freire, ressaltando que os candidatos do PSD que se saíram bem no primeiro turno fazem parte da base do governador Raimundo Colombo.

O atual governador é afilhado político de Jorge Bornhausen. Souza Junior foi secretário de sua administração. O vice de Souza é João Amin, filho de Espiridião e Ângela Amin, ex-prefeitos da cidade. Em suma, o candidato conta com o apoio de duas famílias tradicionais na política catarinense.

Gean Loureiro tem o apoio do atual prefeito, Dário Berger, do mesmo partido. Ele disse ao Valor que Berger é um potencial candidato a governador do Estado em 2014. Souza Junior e Loureiro se enfrentaram bastante durante a última semana de campanha. Eles discutiram durante os dois debates, das redes RIC Record e RBS/ TV Globo, e nos programas eleitorais.

O candidato Elson Pereira (PSOL) recebeu 14,42% dos votos. Seu crescimento nas pesquisas eleitorais também foi forte. Nas primeiras pesquisas do Ibope ele tinha 1%, e na última, 5% das intenções de voto.

Angela disse que não decidiu se vai apoiar algum dos candidatos. Em entrevista coletiva após o resultado das urnas, Angela afirmou que vai discutir a questão com Nildomar Freire, com os diretórios e os partidos. "Queremos estar juntos em 2014 na reeleição da presidenta Dilma Rousseff."