Título: Imagem pessoal supera a do governo
Autor: Agostine, Cristiane e Landim, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2006, Política, p. A3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou seu primeiro mandato com a avaliação de sua imagem melhor do que a de suas ações no Palácio do Planalto. Ainda assim, a avaliação de seu governo foi melhor do que a obtida pelo PSDB, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O acompanhamento de cerca de 70 pesquisas de opinião, dos institutos Datafolha, Ibope, Sensus e do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, feita pelo doutor em ciência política e pesquisador Yan de Souza Carreirão, apresenta a comparação favorável ao PT e, em especial, ao presidente Lula. A diferença entre os eleitores que avaliaram positiva e negativamente o governo era de 19 milhões de eleitores. Já o saldo positivo em relação à imagem pessoal de Lula foi de 47 milhões de eleitores.

Mesmo no momento mais complicado enfrentado pelo governo (o auge da crise do mensalão, em 2005), o percentual de avaliação positiva ou negativa do governo era igual: 28%. Já a diferença entre os que avaliavam positiva ou negativamente o presidente era de 20% (24 milhões de eleitores).

Especialista em comportamento eleitoral e avaliação de desempenho governamental, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina publicou o estudo no trabalho "Opinião pública e campanha eleitoral para presidente no Brasil, em 2006", apresentado na 30ª edição da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG).

Ao comparar os dados da avaliação de Lula com a percepção que os eleitores tinham da gestão do PSDB, Carreirão avalia que a herança deixada por Fernando Henrique Cardoso fez com que o candidato tucano, Geraldo Alckmin, tivesse de apostar na estratégia de "descolamento" da era FHC. "O eleitor sempre julgou o governo Lula melhor que o anterior. Essa eleição teve caráter plebiscitário: contra ou a favor de Lula", analisa Carreirão.

Endossando a tese, o pesquisador e doutor Jorge Almeida, professor da Universidade Federal da Bahia, aponta que a imagem de Lula o ajudou desde o início do governo. Apesar de acabar o primeiro ano com índices econômicos e sociais não tão bons quanto os obtidos por Fernando Henrique, a avaliação positiva dos dois foi semelhante, "sempre acima de 40% entre ótimo e bom". "O único dado persistente nas pesquisas é que comparando Lula a FHC, o petista sempre foi melhor". Almeida apresentou o trabalho "Representações sociais na política e evolução da imagem nos três anos e meio do governo Lula", na Anpocs.