Título: Corrida apertada em Fortaleza leva PT e PSB ao 2º turno
Autor: Mota , Camilla Veras
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2012, Política, p. A24

Na capital cearense, um resultado apertado colocou Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) na última etapa da corrida pela prefeitura. O candidato da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), contabilizou 25,44% dos votos válidos. Roberto Cláudio, apadrinhado pelo governador do Estado, Cid Gomes, alcançou 23,32%.

Os números confirmam a disputa acirrada mostrada nas últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas por Ibope e Datafolha. Na primeira aferição do Datafolha, de julho, Roberto Cláudio e Elmano apareciam com 5% e 3%, respectivamente.

Depois do início do horário eleitoral gratuito, em agosto, os adversários começaram a subir posições nas pesquisas - ganharam cerca de 20 pontos percentuais - e, desde setembro, passaram a competir entre si pela liderança.

A grande surpresa no primeiro turno foi a definição do terceiro lugar. Heitor Férrer (PDT), que figurava em quarto lugar nas pesquisas estimuladas com 14%, conquistou 20,97% dos votos válidos. Moroni Torgan (DEM), que começou a disputa com 27% da preferência dos eleitores e esteve na frente nas pesquisas até setembro, terminou em quarto, com 13,75%, seguido de perto pelo candidato do PSOL, Renato Roseno (11,84%). Marcos Cals (PSDB) teve 2,43% dos votos válidos e Inácio Arruda (PCdoB), 1,82%. Durante a apuração, em entrevista à TV do jornal cearense O Povo, Roseno disse que não apoiará nenhuma das legendas que disputam agora prefeitura.

No segundo turno, PT e PSB, aliados na última disputa pela prefeitura, que reelegeu Luizianne, continuam a medir forças. O rompimento entre os dois partidos, que aconteceu também no Recife e em Belo Horizonte, foi motivado, dizem os concorrentes, de um lado pela escolha do nome de Elmano - ligado à Democracia Socialista, tendência petista minoritária que não é endossada pelo PSB - e, por outro, por conta do envolvimento de Ciro Gomes na campanha de Roberto Cláudio.

O petista concorre pela primeira vez. Advogado, começou a trabalhar na atual gestão da Prefeitura de Fortaleza há três anos. O médico-sanitarista Roberto Cláudio é deputado estadual e representa uma frente de 14 partidos.