Título: Capitais contrariam previsão de institutos de pesquisa
Autor: Machado, Tainara
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2012, Política, p. A6

Em sete das 26 capitais do país, as pesquisas dos institutos de opinião apontavam uma ordem entre os primeiros colocados que não se concretizou nas urnas. Em São Paulo, as pesquisas mostravam indefinição em relação a quem disputaria o segundo turno. José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) apareciam à frente no levantamento feito pelo Datafolha e o Ibope apontava empate entre os dois e Fernando Haddad (PT). Em Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, João Pessoa, Salvador e Teresina, a ordem de chegada dos candidatos que irão disputar o segundo turno também não foi a mesma prevista pelas últimas pesquisas de intenção de voto.

Em São Paulo, a queda das intenções de voto em Celso Russomanno (PRB) começou a ser percebida pelos levantamentos nas últimas duas semanas, principalmente após seus adversários na corrida pela prefeitura começarem a desferir ataques diretos a sua candidatura. As pesquisas, no entanto, mostravam lento, ainda que gradual, crescimento do petista.

Nas urnas, repetiu-se no segundo turno a rivalidade histórica na capital entre PSDB e PT. Serra ficou com 31% dos votos válidos, Haddad com 29% e Russomanno em terceiro lugar, com 21%.

O Ibope, que um dia antes das eleições mostrou os três candidatos empatados com 26% dos votos válidos, argumenta que as pesquisas municipais são mais dinâmicas e, por isso, as reações e mudanças do eleitorado acontecem de forma muito rápida. Márcia Cavallari, presidente do Ibope, afirma que o movimento de queda de Russomanno já havia sido identificado e se intensificou até o dia da eleição. Na pesquisa de boca de urna, diz ela, o candidato do PRB já apareceu com 23% dos votos. "A pesquisa de opinião tenta captar reação aos fatos da campanha, e o Russomanno cresceu ao longo do período eleitoral com base num eleitorado petista", diz ela. Na reta final, Haddad conseguiu recuperar parte desses votos, o que pode se intensificar no segundo turno.

O cenário foi mais volátil nas eleições municipais, afirma Márcia, porque aumentou o índice de eleitores indecisos. Ela diz que, na semana anterior ao pleito, um terço dos eleitores ainda não citava espontaneamente seu candidato e definia o voto apenas na pesquisa estimulada (quando uma lista é apresentada). Em 2008, no mesmo período, esse índice era de 20%.

Mauro Paulino, diretor do Datafolha, também cita o maior percentual de eleitores indecisos nesta eleição para explicar a embolada reta final na disputa pela capital paulista. Ele nota ainda que as eleições municipais em geral mostram reflexos mais rápidos do eleitorado por causa da proximidade entre os eleitores e as questões centrais para o embate, como mobilidade urbana e saúde.

A desidratação de Russomanno, diz ele, foi um claro exemplo. A campanha de Haddad concentrou seus ataques na proposta do adversário de cobrar tarifa de ônibus por quilômetro rodado, o que, segundo o petista, prejudicaria os moradores da periferia. "Quando desconstruíram essa proposta, estouraram o balão que sustentava o Russomanno", disse Paulino.

Outra capital que chamou atenção pela divergência entre as pesquisas de voto foi Curitiba. Os institutos de opinião colocavam no segundo turno Ratinho Jr (PSC) e Luciano Ducci (PSB). Ducci, no entanto, ficou em terceiro lugar e seu lugar foi ocupado por Gustavo Fruet (PDT). Paulino, do Datafolha, diz que o debate realizado pela TV Globo teve efeito relevante nessa disputa e que a última pesquisa do instituto já captou a curva ascendente de Fruet.

Márcia Cavallari, do Ibope, afirmou que a disputa por uma vaga no segundo turno foi acirrada em Curitiba e que as pesquisas não conseguiram capturar a velocidade de recuperação de Fruet.

A mudança no quadro, diz ela, mais uma vez teve como razão o elevado número de eleitores indecisos em um cenário de forte concorrência, o que também ocorreu em João Pessoa, Fortaleza, Manaus e Recife.

Já Cuiabá e Salvador mostravam processos de mudança combinados a um alto número de eleitores sem candidato firme, e por isso a virada nos dias finais da corrida eleitoral, disse.