Título: PSDB sai à frente na disputa pela coligação de Russomanno
Autor: Alonso, Olivia; Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 09/10/2012, Política, p. A7

O PSDB antecipou-se ao PT na busca pelo apoio de Celso Russomanno (PRB), derrotado na disputa pela Prefeitura de São Paulo, e PRB e PTB devem seguir caminhos distintos no segundo turno. O vice de Russomanno, Luiz Flavio Borges D"Urso (PTB), foi cortejado por tucanos próximos do governador Geraldo Alckmin (PSDB), e seu nome foi cotado para integrar o governo estadual. Com isso, o partido de D"Urso poderá anunciar apoio ao tucano José Serra. O PRB, com o Ministério da Pesca na gestão Dilma Rousseff, aguarda novas conversas hoje com o PT para definir se apoiará o petista Fernando Haddad. A decisão deve ser anunciada até amanhã.

Na reta final do primeiro turno, quando Russomanno começou a cair nas pesquisas de intenção de voto, as divergências entre PTB e PRB foram expostas. O comando da campanha, atrelado ao PRB, criticava as decisões do coordenador político da candidatura, deputado Campos Machado (PTB), considerado "arcaico" e "parado no tempo" por dirigentes do partido de Russomanno.

Ontem, D"Urso afirmou que os partidos que apoiaram a candidatura podem tomar decisões distintas para o segundo turno. "Tínhamos uma união para essa eleição. Daqui para frente, teremos reuniões e definições de diretrizes para o segundo turno", afirmou D"Urso. "Por enquanto, não temos nada alinhado. Os partidos irão conversar. Estamos torcendo para que seja uma diretriz conjunta", disse, depois de reunir-se com Russomanno e o presidente do PRB e coordenador-geral da campanha, Marcos Pereira.

O PTB é próximo ao governador e compõe a base de apoio à administração estadual na Assembleia Legislativa. Campos Machado, um dos articuladores, é aliado antigo de Alckmin e foi vice do tucano na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2008.

Já o presidente nacional do PRB afirmou ontem que ainda não tomou uma decisão sobre o apoio para o segundo turno. Segundo dirigentes do partido, houve conversas com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, mas o comando da legenda ainda espera acenos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que devem ser feitos hoje.

Apesar de o PRB ter criticado de forma incisiva o candidato do PT durante a campanha eleitoral, a tendência é de acordo no segundo turno, já que o partido faz parte do governo federal. Russomanno, derrotado nas urnas, evitou falar com a imprensa ontem.