Título: Irrigação estimula o plantio na região do Alto Paranaíba
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 30/10/2006, Agronegócios, p. B12

Minas Gerais quer entrar no mapa da produção nacional de trigo. A aposta recai sobre o plantio de áreas irrigadas, com maior produtividade, na região do Alto Paranaíba. Na atual safra, os produtores mineiros devem colher 47 mil toneladas do cereal em uma área plantada de 10,6 mil hectares - dos quais cerca de 85% são irrigados. O volume atual representa menos de 2,5% da produção nacional, estimada em 2 milhões de toneladas nesta safra 2006/07.

Segundo Marco Antonio Rodrigues da Cunha, secretário da Agricultura do Estado, se os preços ajudarem em três anos a produção mineira de trigo pode chegar a 400 mil toneladas em uma área plantada de até 100 mil hectares. Em 2013, com o aumento de área e produtividade, a oferta do cereal poderia chegar a 1 milhão de toneladas em Minas.

Por trás dos números está o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva em Minas Gerais (Comtrigo). Lançado em 2003, o programa inclui financiamento, suporte técnico aos produtores e pesquisa, e busca garantir o fornecimento de matéria-prima para os moinhos locais.

Além do Alto Paranaíba, a região produtora de trigo inclui o noroeste e o sul do Estado, além de áreas do Triângulo Mineiro. Mas o Alto Paranaíba, entre os municípios de Pato de Minas, Patrocínio e Vazante, concentra a produção. A produtividade média na área irrigada é de 4,5 mil quilos por hectare ao ano.

Desde o lançamento do programa, a safra de 2004 atingiu a maior área plantada e a maior produção de trigo até hoje registradas em Minas. Foram 16,7 mil hectares cultivados, com produção de 72,6 mil toneladas. Cunha diz que a falta de uma política para o segmento no país, a concorrência argentina e o câmbio contribuíram para reduzir área e oferta posteriores. O secretário diz que a meta do Comtrigo é atender à demanda dos moinhos. O Estado oferece outro incentivo na compra do grão produzido em Minas - o diferimento de ICMS na transferência do trigo do produtor ao moinho. (FG)