Título: CPI do Cachoeira suspende trabalhos
Autor: Magro , Maíra
Fonte: Valor Econômico, 17/10/2012, Política, p. A12

Representantes de todos os partidos decidiram ontem suspender as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira até o fim do mês. Os líderes acordaram que as atividades da CPI serão prorrogadas, mas não chegaram a um consenso sobre o novo prazo. Inicialmente, o colegiado teve 180 para trabalhar, com prazo final em 4 de novembro.

Esta é a segunda vez que a CPI do Cachoeira é suspensa. No início de setembro, os parlamentares decidiram paralisar as atividades por um mês, até o fim do primeiro turno das eleições municipais. O presidente da CPI, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que a nova suspensão tem o mesmo motivo.

"Os partidos entenderam que por ser um período eleitoral não poderíamos contaminar a discussão neste momento de segundo turno", declarou.

"A leitura do relatório poderia contaminar as eleições e as eleições poderiam contaminar o relatório com viés político-partidário", completou o vice-presidente do colegiado, deputado Paulo Teixeira (PT-SP). "A CPI não parou de trabalhar, todas as equipes continuam trabalhando no cruzamento de dados, as investigações estão em curso. Nada está paralisado e não queremos prejudicar o trabalho já feito".

O líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (PSDB-AP), afirmou que a "é inevitável" prorrogar os trabalhos por, pelo menos, mais 30 dias. Para o senador Alvaro Dias (PSDB-SP), a única possibilidade dada pelo regimento do Congresso seria a prorrogação por igual período, isto é, mais 180 dias.