Título: Debate presidencial de hoje e voto antecipado agitam eleição nos EUA
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 16/10/2010, Internacional, p. A13

Apesar de a eleição presidencial nos Estados Unidos estar marcada para o próximo dia 6, os eleitores de alguns Estados já estão votando pelo correio e os primeiros dados disponíveis na Flórida mostram uma situação potencialmente favorável ao presidente Barack Obama. Devido às características do sistema americano, pelo qual o presidente é escolhido de forma indireta em um Colégio Eleitoral, uma vitória na Flórida pode ser crucial para a reeleição de Obama.

Hoje, em Hempstead, Nova York, acontece o segundo debate entre os candidatos à Presidência. Analistas esperam que, após ser criticado pelo seu fraco desempenho no primeiro debate, Obama tentará se mostrar mais agressivo.

Republicanos e democratas da Flórida estão votando antecipadamente em números similares. Dos cerca de 275 mil votos enviados pelo correio até sábado, 44% são de eleitores registrados como republicanos (em alguns Estados, o eleitor deve escolher um partido ao se registrar ou, então, definir-se como independente). Já os votos dos democratas atingem 40%.

Nas últimas eleições na Flórida, os republicanos formaram a grande maioria dos que votaram antes pelo correio. No entanto, neste ano, os democratas não ficaram muito atrás dos rivais na primeira semana de votação via postal.

"Não é uma boa notícia para os republicanos", disse Brad Gomez, professor de ciências políticas da Universidade do Estado da Flórida, que estuda o comparecimento às urnas (nos EUA, o voto não é obrigatório). A vantagem de quatro pontos percentuais é muito menor do que a verificada na mesma altura da disputa de 2008. Naquela eleição, o candidato republicano, John McCain, tinha uma vantagem de 17 pontos sobre Obama.

Segundo Eric Jotkoff, porta-voz dos democratas na Flórida, o partido diminuiu a desvantagem por meio de um trabalho para convencer a votar pelo correio eleitores que não tinham intenção de participar do pleito. A campanha de Obama tem 102 comitês no Estado - 44 a mais do que quatro anos atrás. De acordo com Jotkoff, 326.600 novos eleitores foram registrados na Flórida para a disputa deste ano. Em 2008, esse contingente foi de apenas 200 mil. Já os republicanos conseguiram registrar somente 49 mil novos eleitores e têm apenas 47 comitês.

A disputa na Flórida é mais importante que a de outros Estados porque o presidente do país é escolhido num Colégio Eleitoral em que votam apenas 538 delegados (os quais, estes sim, são definidos pelo voto dos milhões de eleitores americanos). Como é dona de uma grande população, a Flórida indicará 29 delegados desse total de 538. O que torna a vitória no Estado ainda mais importante é que os delegados não serão distribuídos de maneira proporcional aos votos atribuídos a Obama e Romney. Por menor que seja a diferença entre os candidatos, o vencedor ficará com o direito de indicar todos os 29 delegados do Estado no Colégio Eleitoral. (Com Bloomberg)