Título: Lula conversa com blogueiros
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 25/11/2010, Política, p. 7

Pela primeira vez, grupo é recebido por um presidente da República. José Serra, a política no Acre e o STF foram temas da entrevista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma entrevista coletiva, na manhã de ontem, no Palácio do Planalto. O compromisso seria algo totalmente corriqueiro se os jornalistas presentes não fossem estritamente blogueiros. Pela primeira vez, o grupo recebeu respostas exclusivas de um presidente da República no Brasil. Bastante solto, o petista deu longas respostas e tratou de temas mais delicados, como a indicação do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dez blogueiros participaram do encontro. Não havia mulher no grupo, somente nas participações on-line, via webcam. Valendo-se do bordão ¿nunca antes na história deste país¿, Lula ressaltou o ineditismo do evento. Um dos primeiros assuntos tratados foi a tão criticada terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos. O presidente assumiu que não tratou o tema com a cautela que deveria.

¿Acho que nós nos deixamos levar porque os setores que nos criticaram com o relatório apresentado pela Comissão de Direitos Humanos não tinham lido o relatório de 1996 e o de 2000. Os dois feitos no governo Fernando Henrique Cardoso. Eu chamei o Paulinho Vannuchi (secretário Nacional de Direitos Humanos) e disse `nós não temos de recuar nessas coisas porque os mesmos meios de comunicação que estão te triturando não falaram nada quando foi feito o primeiro e o segundo, e estão agora em cima do terceiro¿¿, afirmou.

Lula admitiu outro erro: o PT foi ¿presunçoso¿ ao acreditar que a eleição no Acre seria fácil para a legenda. Ainda segundo o presidente, a senadora Marina Silva percebeu a dificuldade e, para não tentar a reeleição, concorreu à Presidência da República.

O presidente também comentou o episódio da bolinha de papel, que ocorreu com o tucano José Serra durante as eleições. Ele brincou que jogaria uma bolinha em cada um dos presentes para ver se machucava e disse que Serra tinha de pedir desculpas ao povo brasileiro pelo fato.

Por fim, o presidente falou sobre a indicação do 11º ministro do STF. ¿ Tenho de decidir se eu indico o ministro agora e já conversei com o presidente do Senado, José Sarney. O Congresso vota até o dia 17, e nós só temos que ver se é possível votar até lá. Se não for, eu prefiro deixar para a companheira Dilma indicar.¿

ALENCAR SEGUE INTERNADO Um boletim médico divulgado ontem pelo Hospital Sírio-Libanês informou que o vice-presidente da República, José Alencar, foi internado na noite de terça-feira devido a uma obstrução intestinal. Segundo o documento, o quadro do paciente é estável. Alencar voltou a ser internado depois de apenas três dias de alta. Ele havia saído do mesmo hospital no sábado, depois de ficar 24 dias no local em tratamento. O quadro é consequência da batalha contra um câncer no abdômen enfrentado pelo vice-presidente há mais de 10 anos. O boletim não informou a previsão de alta.