Título: Aliados de Cristina defendem PT na Ação 470
Autor: Felício, César
Fonte: Valor Econômico, 18/10/2012, Política, p. A7

Os apoiadores da presidente argentina Cristina Kirchner encamparam ontem a defesa política do PT no processo do mensalão, em fase final de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O líder da central dos trabalhadores argentinos (CTA), Hugo Yasky, afirmou que a militância governista na Argentina deverá realizar ainda este ano um "ato de apoio e solidariedade" ao PT no país. Yasky preside uma das cinco centrais sindicais argentinas e é um dos articuladores do movimento "Unidos e Organizados", que congrega as correntes que defendem o fim das limitações constitucionais à reeleição da presidente Cristina Kirchner em 2015.

O dirigente participou da reunião que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ontem em Buenos Aires com o vice-presidente Amado Boudou e diversos apoiadores de Cristina. O desagravo argentino seria em resposta à condenação da antiga cúpula petista pelo STF.

De acordo com declarações de Yasky transcritas pela agência oficial de notícias Telam, "por trás deste julgamento, manejado pela grande mídia e uma justiça que atua a favor dos poderosos, está nada mais e nada menos que a tentativa solapada de evitar que Lula possa continuar sua carreira politica". Yasky disse que Lula irá realizar no início de 2013 em Brasília um encontro latino-americano de movimentos sociais, "para aprofundar a integração".

Depois do encontro, o ex-presidente viajou para Mar del Plata, onde fez a palestra de abertura do Coloquio Idea, um evento empresarial organizado por empresários e executivos de empresas transnacionais na Argentina.

A palestra - paga - do ex-presidente foi a sua segunda programação internacional desde que iniciou tratamento contra um câncer na laringe, em outubro do ano passado. Em setembro, o ex-presidente foi ao México. De acordo com os organizadores do encontro, o ex-presidente retornaria ao Brasil ainda ontem, se houvesse condições meteorológicas.

Durante o jantar de abertura, Lula também deveria se encontrar com governadores alinhados à administração da presidente Cristina Kirchner, como o governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, e o de Salta, Josè Urtubey.

Lula almoçou com Cristina. Antes, em um hotel no bairro da Recoleta, recebeu o vice-presidente argentino Amado Boudou e o grupo governista que está articulando uma reforma constitucional para garantir à presidente um terceiro mandato nas próximas eleições presidenciais. Estavam na reunião o vice-governador de Buenos Aires, Gabriel Mariotto, dois deputados da corrente "La Campora", liderada pelo filho da presidente, Máximo Kirchner, dois prefeitos da área metropolitana da capital e um líder de movimento sem-teto.