Título: Disputa está empatada em Fortaleza
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2012, Política, p. A7

Candidatos de três partidos médios ou pequenos aparecem à frente de concorrentes de PMDB, PT e PSDB - as maiores siglas do país - na primeira rodada de pesquisas do Ibope em Fortaleza (CE), Natal (RN) e São Luís (PSDB).

Em Fortaleza (CE), Roberto Claudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) estão tecnicamente empatados, com vantagem numérica para o primeiro, que tem 41% contra 39% das intenções. De acordo com a sondagem, 6% dos entrevistados disseram estar indecisos e outros 14% afirmaram que votarão em branco ou nulo. Se considerados apenas os votos válidos, Roberto Claudio lidera com 52% a 48%.

No primeiro turno, Elmano, que concorre com o apoio da prefeita Luizianne Lins (PT), terminou em primeiro, com 25,4% dos votos válidos. Aliado do governador Cid Gomes (PSB), Roberto Claudio terminou em segundo, com 23,9%.

Em Natal (RN), Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera com 14 pontos percentuais de vantagem sobre Hermano Moraes (PMDB). Ex-prefeito da cidade, o candidato do PDT aparece com 49% das intenções. Hermano tem 35%. Considerados apenas os votos válidos, Carlos Eduardo vai a 58% contra 42% de Hermano. Votos em branco ou nulos somam 10% e 6% dos entrevistados não decidiram em quem votar.

Edivaldo Holanda Junior (PTC) está com 49% das intenções de voto em São Luís (MA), contra 39% do prefeito João Castelo (PSDB). 6% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo e outros 6% estão indecisos. Nos votos válidos, o candidato do PTC teria 55% e o tucano, 45%.

O Ibope entrevistou 805 em cada uma das cidades e a margem de erro em todas é de 3 pontos percentuais.