Título: No ABC, PT enfrenta revés em Diadema
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2012, Política, p. A7

No ABC paulista, região onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua trajetória política e dedicou atenção especial nesta campanha, o PT está na liderança em Santo André e Mauá, segundo recente pesquisa divulgada ontem, mas viu a oposição virar em Diadema e corre risco de perder na cidade onde elegeu seis dos últimos sete prefeitos.

Segundo pesquisa de ontem do "Diário do Grande ABC", feita pelo instituto do próprio jornal, o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), foi ultrapassado pelo vereador Lauro Michels (PV), que está com 57% dos votos válidos, contra 43% do petista. Nas urnas do dia 7, o resultado foi de 47% para o prefeito a 42% para o candidato do PV.

A derrota seria histórica. Diadema foi a primeira cidade em que o PT conseguiu eleger um prefeito, o sindicalista Gilson Menezes, em 1982, e depois venceu mais cinco vezes em seis disputas - só perdeu para o próprio Menezes, que brigou com o partido e elegeu-se pelo PSB em 1996.

O PT vai melhor em Santo André, onde o deputado estadual Carlos Grana (PT) venceria o atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), por 57% a 43% dos votos válidos. No primeiro turno, Grana, que era desconhecido até 2010 e foi uma das apostas de Lula nesta eleição, ganhou por 43% a 37%.

Se o resultado se mantiver, será a segunda derrota do PTB na região - perdeu também em São Caetano, depois de ficar na prefeitura por 30 anos seguidos. Santo André, porém, tem mais peso político. É a maior cidade administrada pela sigla no Estado, com 554,1 mil eleitores e orçamento de R$ 3 bilhões, e foi a terceira mais populosa em que o partido elegeu o prefeito em 2008, atrás apenas das capitais Manaus e Belém.

A disputa mais acirrada na região é em Mauá, onde o prefeito Osvaldo Dias (PT) desistiu de concorrer à reeleição por estar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O deputado estadual Donisete Braga (PT) terminou o primeiro turno na liderança, com 38% dos votos válidos, contra 34% da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Na pesquisa do "Diário do Grande ABC", ambos estão empatados: o petista tem 41,5% de intenção de voto e a pemedebista, 39,7%. Contados apenas os votos válidos, Donisete venceria por 51% a 49%.

O PT, que hoje administra duas das sete cidades do ABC, venceu em São Bernardo, a maior da região e quarta mais populosa do Estado, com a reeleição do prefeito Luiz Marinho. Já o PMDB ganhou em São Caetano e Ribeirão Pires. O PSDB, por outro lado, só venceu na menor cidade do ABC, Rio Grande da Serra, em que o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB) fez o sucessor.

O "Diário do Grande ABC" ouviu 1.070 pessoas para cada uma das pesquisas, que têm margem de erro de três pontos percentuais. Em Santo André e Mauá, as entrevistas foram feitas em 17 de outubro e registradas no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com os números 01862/2012 e 01863/2012; em Diadema, foi no dia 16, com registro 01861/2012.