Título: Fruet sobe 25 pontos em Curitiba:
Autor: Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 19/10/2012, Política, p. A7

O candidato Gustavo Fruet (PDT) saiu na frente na disputa pela Prefeitura de Curitiba (PR). De acordo com pesquisa do Datafolha divulgada ontem, ele está com 52% das intenções de voto. Ratinho Junior (PSC), que liderou no primeiro turno, aparece com 36%. Votos em branco ou nulos somaram 8% e 4% estão indecisos.

"Tivemos uma grande lição com as pesquisas no primeiro turno. Somente os números das urnas têm real valor. Por isso, peço a nossa militância que redobre os esforços nestes dez dias até a eleição. Nosso empenho, dedicação e humildade serão determinantes", disse Fruet ao saber do resultado do Datafolha.

O levantamento é o primeiro feito pelo instituto no segundo turno e foi encomendado pela RPCTV. No primeiro turno, Ratinho Junior ficou com 34,09% dos votos válidos e Fruet, 27,22%.

Nos últimos dias, Ratinho Junior mudou a estratégia de campanha e, embora diga ser aliado da presidente Dilma Rousseff, tem feito críticas ao PT, que apoia Fruet. Roseli Isidoro, presidente do PT de Curitiba, divulgou nota na qual diz que ele, "surpreendido com a passagem de Gustavo Fruet para o segundo turno, mudou totalmente o discurso e, agora, é anti-PT". "Esse comportamento vai prejudicar o próprio candidato Ratinho, que tentou emplacar imagem de bom moço e, agora, resolveu virar vilão", completou ela.

Ratinho reagiu e afirmou que "não irá receber a alcunha de algoz do PT". Ele lembrou que sempre defendeu os programas do governo federal e acrescentou que a crítica é para a aliança que o PT fez em Curitiba. "Critico o PT de gravata e não a militância. E minha crítica se faz no sentido da incoerência e oportunismo das lideranças petistas locais que prefeririam alguém que nomeou Lula de corrupto."

Na quarta-feira, o candidato do PDT reuniu em Curitiba líderes nacionais em ato político, entre eles os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Paulo Bernardo (Comunicações), Alexandre Padilha (Saúde), os senadores Cristovam Buarque e Sérgio Souza e o prefeito reeleito de Porto Alegre, Jose Fortunati. No fim do encontro, ele disse que já conta com o apoio de 25 dos 38 vereadores eleitos na capital paranaense. "Após o primeiro turno não recorremos a caciques da política paranaense", comentou, sobre os apoios do senador e ex-governador Roberto Requião e do ex-prefeito Rafael Greca, ambos do PMDB, para Ratinho.