Título: Serra sobe dentro da margem de erro no Ibope e no Datafolha
Autor: Taquari, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2012, Política, p. A9

A três dias do segundo turno das eleições municipais, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, mantém a liderança na disputa. Tanto no Datafolha quanto no Ibope o petista aparece com 49% das intenções de voto. As duas pesquisas foram divulgadas ontem pela Rede Globo. Com o resultado, Haddad consolida uma vantagem confortável sobre o adversário José Serra (PSDB) na reta final da campanha.

O tucano, no entanto, cresceu, ainda que dentro da margem de erro, nos dois levantamentos. No Ibope, passou de 33% para 36%. A recuperação fica mais evidente quando considerado os votos válidos, que excluem os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Nesse caso, a diferença caiu de 20 para 14 pontos percentuais. Haddad aparece com 57% dos votos válidos, contra 43% de Serra. Os brancos e nulos recuaram de 13% para 10%. Os indecisos totalizam 5%.

Já a pesquisa Datafolha mostra que o tucano oscilou de 32% para 34%. Nos votos válidos, porém, os números não foram alterados. O candidato do PT segue com 60% e Serra, com 40%. Os brancos e nulos são 11%, enquanto 6% não sabem em quem vão votar no domingo. Apesar da vantagem de Haddad, o tucano conseguiu nos dois levantamentos reverter a tendência de queda apurada na segunda rodada de pesquisas do segundo turno da eleição paulistana. Mesmo assim, Serra continua com o maior índice de rejeição, com 52% das menções, segundo o Datafolha. Outros 25% dos eleitores afirmaram que não votariam de jeito nenhum no petista.

Para levar a disputa, Serra terá que quebrar um tabu que dura desde 1992. Em São Paulo, nenhum candidato que começou o segundo turno na liderança das pesquisas perdeu. A última eleição decidida em apenas um turno foi em 1988.