Título: Cabral mede forças com Garotinho
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2012, Política, p. A6

Em outras três cidades a força do governador Sérgio Cabral (PMDB) também está em jogo, apesar de o partido não estar liderando a chapa diretamente. Em São Gonçalo, a chance de o PR do deputado federal Anthony Garotinho chegar ao poder fez com que Cabral recrutasse o prefeito Eduardo Paes (PMDB) para ser um dos primeiros a embarcar na campanha de Adolfo Konder (PDT) que enfrentará Neilton Mulim (PR).

Paes e Cabral apareceram no programa de televisão do pedetista declarando apoio ao candidato. Equipararam Konder a Paes, no que diz respeito à fama de trabalhador do prefeito do Rio. Apesar do esforço, o PMDB enfrenta um contratempo na cidade. A deputada estadual Graça Matos (PMDB), que teve 24,47% dos votos no primeiro turno, decidiu não apoiar Konder, já que sua principal rival, a prefeita Aparecida Panisset, também é do PDT. Aparecida, na eleição anterior acusou Graça de ser "macumbeira". "Mas lá o que interessa é o partido e o governador", minimiza Picciani.

Niterói é o único município do segundo turno em que o senador Lindbergh Farias (PT) e Cabral estão unidos. O governador declarou, desde o início da campanha, apoio ao petista Rodrigo Neves, seu ex-secretário de Ação Social. Por isso, também levou Paes para Niterói para fechar uma parceria que promete integrar as soluções implantadas no Rio para Niterói, como metrô, UPPs e clínicas da família. Paes ainda lembrou que o calendário esportivo do Rio, com Olimpíada e Copa do Mundo deve favorecer a cidade.

Cabral e Garotinho também se enfrentam indiretamente em Belford Roxo. Dennis Dauttmam (PCdoB) é oficialmente apoiado pelo PMDB. Já Waguinho (PRTB) tem apoio do oponente. Apesar de estar com a oposição, o candidato do PRTB diz ser apoiado pelo PT da presidente Dilma Rousseff (PT). No último debate, afirmou que o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), "vai levá-lo pelo braço até a presidente". Waguinho ainda aproveitou para dizer que o governador não foi a TV declarar seu apoio.

Os três municípios somam mais 1.316 milhão de eleitores. (PdM)