Título: Campinas atrai Dilma, Marina, Aécio e Campos
Autor: Manzoni, Leandro
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2012, Política, p. A9

O segundo turno da eleição à Prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, entre o deputado federal Jonas Donizette (PSB) e Marcio Pochmann, ex-presidente do Ipea, atraiu à cidade líderes da política nacional. Após a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff no comício do petista no sábado, hoje é a vez do senador Aécio Neves (PSDB-MG) participar de uma caminhada no centro da cidade em apoio a Donizette. O PSDB está na coligação do PSB com o vice da chapa, Henrique Magalhães Teixeira, filho de José Roberto Magalhães Teixeira, ex-prefeito que teve governos bem avaliados. Em apoio a Pochmann, Marina Silva (sem partido-AC) também estará na cidade em um evento em que o candidato petista vai apresentar à ex-senadora as diretrizes socioambientais de seu programa de governo.

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) também estiveram na cidade apoiando o deputado federal na semana passada. A cidade do interior paulista é considerada estratégica para a expansão do PSB à região Sudeste e para o projeto presidencial de Campos.

Para o PT, uma eventual vitória de Pochmann é vista como uma renovação de quadros do partido, com a candidatura de políticos com perfis "técnicos" em eleições majoritárias colados à imagem do ex-presidente Lula.

Ontem foi divulgada uma pesquisa Ibope/EPTV. Donizette mantém a liderança com 45% e não apresentou oscilação em relação à pesquisa anterior. Pochmann caiu 2 pontos percentuais e agora tem 37%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. Votos em branco e nulos somam 13% e os indecisos são 5%. Foram entrevistados 756 eleitores entre 21 e 23 de outubro.