Título: Serra diz que petista vai rever convênio com creches
Autor: Lima, Vandson
Fonte: Valor Econômico, 24/10/2012, Política, p. A9

Depois de bater na tecla de que o PT acabará com as parcerias da Prefeitura de São Paulo com Organizações Sociais (OS) que administram parte da saúde do município, o candidato José Serra (PSDB) agora voltará seus esforços para mostrar que o adversário Fernando Haddad (PT) também dará fim aos convênios firmados com as creches particulares.

"Vamos reforçar as parcerias em torno das creches conveniadas. O PT, há pouco mais de um ano, apresentou uma proposta no conselho municipal para extingui-las, inclusive ganharam a votação e estão levando isso para a Câmara [dos vereadores]", afirmou Serra. "Eles ameaçam não apenas as parcerias para a saúde como também em relação às creches. Por que? Porque tem que empregar os companheiros, essa é a verdade", continuou o tucano, para quem "as creches conveniadas são muito boas".

A ofensiva de Serra em defesa das parcerias com o setor privado encontra respaldo em pesquisas qualitativas feitas por sua campanha. A celeuma em relação às OS, dizem integrantes do grupo serrista, ganhou a atenção de grupos entrevistados. A maior prova de êxito na estratégia, alegam, é que Haddad teve de ir às telas para dizer que manterá os convênios. O candidato petista abriu sua propaganda televisiva de ontem com a questão. Serra ironizou. "Ele disse uma coisa, viu que pegou mal e agora está dizendo o contrário. Na vida pública, isso é muito ruim, as pessoas têm que ter uma cara só".

Serra lembrou o julgamento do mensalão e a condenação de petistas, os quais tentou nas entrelinhas vincular a seu adversário na sucessão paulistana. "É a primeira vez que um partido é condenado à prisão, seus dirigentes principais, pelo Supremo Tribunal Federal [STF]. É um fato relevante, na vida pública você nunca é só você; é a sua história, o que você fez, o que vai fazer e quem te acompanha".

Questionado se os dois debates televisivos que acontecerão nesta semana - hoje no SBT e sexta-feira na Rede Globo - serão sua chance de reverter a desvantagem constatada pelas principais pesquisas, Serra desdenhou e disse que as sondagens feitas por sua campanha apontam que ele vencerá a disputa. "Nas nossas pesquisas não precisa reverter. É só manter que eu ganho", observou. Datafolha e Ibope apontam o candidato petista com uma dianteira de 20 pontos percentuais quando considerados apenas os votos válidos.

O tucano visitou ontem três shoppings na zona leste e fez uma curtíssima caminhada em uma rua comercial, que durou cerca de 15 minutos. Microfone em mãos, lembrou aos presentes a importância de se ganhar os votos dos indecisos na reta final da campanha. Um eleitor passou pela aglomeração e gritou o nome de Haddad, o que indignados os eleitores tucanos. "Deixa. Veja aqui quantos são Haddad e quantos são eu (sic). É democrático, cada um manifesta sua opinião. A questão é ganhar a eleição", afirmou Serra.

Na TV, o tucano atacou o PT ao mostrar problemas na Educação durante a gestão Marta Suplicy (2001-2004). A propaganda colocou que as gestões de Serra e Gilberto Kassab (PSD) acabaram com as escolas de lata em que "75 mil crianças estudavam" e fez comparações entre as administrações, afirmando terem sido criadas três vezes mais vagas em creches e investido o triplo do governo petista em Educação. Em aceno aos taxistas, Serra disse que vai zerar os juros cobrados para renovar a frota.