Título: UOL e MTV unem-se para explorar oferta de música digital
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 01/03/2007, Empresas, p. B4

O portal e provedor de acesso à internet Universo Online (UOL) fechou acordo com a MTV Brasil para hospedar todo o conteúdo do site da emissora. A MTV, que mantinha parceria com o portal Terra há cerca de quatro anos, chegou a renegociar seu conteúdo com o antigo provedor antes de vencer o contrato. O portal iG também chegou a ser procurado. O que motivou a troca de parceria foi, basicamente, o acordo comercial fechado com o UOL, disse o diretor geral da MTV Brasil, André Mantovani.

O executivo não deu detalhes sobre o modelo de negócios firmado entre as empresas, mas conforme apurou o Valor a parceria prevê que, entre outras transações, o portal compre espaços publicitários na programação televisiva da emissora. A MTV também irá receber 100% da receita gerada com a publicidade on-line feita em suas páginas eletrônicas. Em contrapartida, o UOL se beneficiará da audiência gerada a partir do canal digital da emissora. "Hoje o site da MTV Brasil é o terceiro mais acessado em todo o mundo, só perdendo para as filiais dos Estados Unidos e Alemanha", disse Mantovani.

A parceria com o portal também prevê que a MTV Brasil passe a vender músicas em formato digital. Até agora, a emissora só oferece CDs em seu site, por meio de um acordo firmado com a Lojas Americanas. Segundo Mantovani, a emissora deverá ter um espaço próprio dentro da loja de música UOL Megastore, explorando inclusive as parcerias que o provedor já detém com as gravadoras.

Em novembro do ano passado, a MTV Brasil ultrapassou a marca de 1,51 milhão de visitantes únicos mensais. O crescimento da audiência digital fez com que a empresa lançasse, também no fim do ano, o Overdrive, espaço aberto do site, destinado a usuários de banda larga. O serviço, que tem atraído uma média de 15 mil usuários únicos por dia, oferece programação da TV e clipes, material recheado com propagandas de até 30 segundos a cada três vídeos exibidos. "Vamos explorar essa afinidade de público", comentou Marcelo Epstejn, diretor corporativo de marketing e de vendas do UOL. O portal, que lançou sua loja para venda de música digital há cerca de um ano, registrou uma média mensal de 3,5 milhões de visitantes únicos em suas páginas relacionadas a conteúdo musical, ao longo de 2006.

Desde ontem, o site da MTV já está exibindo a barra de links do Universo Online. O contrato firmado entre as empresas, segundo Regis Andaku, diretor de parcerias e afiliados do UOL, tem validade de um ano, podendo ser renovado.

Ontem, o UOL divulgou seu balanço financeiro do último trimestre do ano passado e o consolidado de 2006. Depois de um prejuízo de R$ 6,5 milhões registrados entre outubro e dezembro de 2005, o portal registrou lucro de R$ 28,1 milhões no mesmo período do ano passado. Nos doze meses de 2006, o lucro atingiu R$ 92,5 milhões, contra os R$ 266,6 milhões de 2005. A queda se deve principalmente aos R$ 175,1 milhões provenientes de Imposto de Renda e contribuição social que o UOL incluiu como créditos em seu balanço de 2005. No ano passado, os impostos somaram despesas de R$ 36,3 milhões. "Fizemos essa operação para evitar que houvesse uma oscilação de lucro a partir de 2006", disse o diretor financeiro do UOL, Paulo Narcélio, durante a apresentação dos resultados.

No último trimestre de 2006, a receita dos serviços oferecidos pelo portal atingiu R$ 129,4 milhões, alta de 15% sobre o mesmo período do ano anterior. O destaque no período, assim como em todo o ano passado, foi a receita com publicidade, que cresceu 27% entre outubro e dezembro, contra o crescimento de 7% no faturamento com assinaturas. No consolidado do ano, as receitas publicitárias somaram R$ 149,7 milhões, alta de 40% sobre 2005, enquanto as assinaturas de banda larga e conteúdo contabilizaram R$ 484,6 milhões, cifra 6% superior à do ano anterior.

A publicidade, segundo o diretor-geral do UOL, Marcelo Epperlein, é a prioridade do portal, que deverá lançar produtos ligados à propaganda ao longo deste ano. Epperlein também mencionou a possibilidade de aquisições. Hoje o UOL conta com R$ 395 milhões em caixa disponíveis para compras. "Estamos analisando possibilidades", disse o executivo. "Qualquer processo de aquisição envolve avaliar se seria melhor ou não desenvolver internamente o produto."

Além das verbas publicitárias, o portal ampliou em 35% o volume de assinantes de internet banda larga, somando 793 mil usuários de acesso rápido em dezembro de 2006. No total, o UOL fechou o ano com 1,58 milhão de assinantes de serviços pagos, dos quais 795 mil ainda utilizam acesso discado.