Título: Desempenho cai e governo cria meta social
Autor: Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2007, Brasil, p. A4

Despencou o desempenho, nas disciplinas de português e matemática, dos alunos matriculados no ensino médio, levando o governo a comprometer-se com a criação de "metas de qualidade" nas escolas. Essas metas farão parte do pacote de medidas voltadas à área social que o Palácio do Planalto prepara para anúncio em março - rotuladas de "PAC social", em alusão ao programa de estímulo ao crescimento econômico divulgado no mês passado. De acordo o ministro da Educação, Fernando Haddad, serão ao todo 20 medidas, das quais dez vão abranger mais de um ministério.

Também deverão fazer parte do pacote um programa de universalização da banda larga nos municípios, em parceria com o Ministério das Comunicações, possivelmente com o uso de recursos do Fust, fundo criado com a privatização do sistema de telefonia que sempre teve seus recursos contingenciados. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social deverá ser autorizado a conceder um reajuste para os beneficiários do Bolsa-Família e estender o limite de idade dos atendidos, mediante o cumprimento de critérios.

"Vou validar isso com o presidente da República", disse Haddad, que terá encontro hoje com Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Outro assunto em pauta será a regulamentação do Fundeb, o fundo de desenvolvimento do ensino básico.

O Ministério da Educação divulgou ontem os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005, do qual participaram 190 mil alunos, de quase 6 mil escolas espalhadas pelas 27 unidades da federação. Foram avaliados estudantes de escolas urbanas e rurais, tanto da rede pública quanto da rede privada, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. O teste abrange alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

A trajetória de desempenho dos estudantes do ensino médio mostra uma situação preocupante. Numa escala que varia de 0 a 500, eles tiraram 257.6 em português e 271.3 em matemática. Em ambas, trata-se do pior desempenho desde 1995. O mesmo recorde negativo foi observado com os alunos da 8ª série, embora a queda no desempenho tenha sido menos drástica do que no primeiro caso. Apenas os estudantes da 4ª série tiveram notas melhores, em uma recuperação contínua desde 2001 - o exame é feito a cada dois anos.

Para Haddad, a expansão do ensino médio em regiões com carências de infra-estrutura ajudam a explicar o resultado pouco satisfatório. Segundo ele, ao expandir a rede, pode haver pequenas quedas na avaliação dos estudantes. "Há muitas escolas novas que estão se estruturando com dificuldades, pela falta de professores e financiamento", disse o ministro. "É sempre melhor ter acesso à educação (do que não ter), mas coloco o ônus (dos resultados do Saeb) no poder público."

O sistema de avaliação coloca em dúvida o conhecimento agregado pelo ensino médio aos alunos, na medida em que a melhoria do desempenho dos estudantes da 8ª série para o 3º ano do antigo colegial é relativamente pequena. Haddad reconheceu a necessidade de tornar o ensino médio "mais atrativo". Disse que um dos novos estímulos é que, até abril, todos os colégios terão laboratório de informática. Ele acredita ainda que a formação de professores pelo programa Universidade Aberta pode colaborar para reverter isso. "Estão sendo tomadas medidas, mas isso só é medido depois de um tempo."

Também foram anunciados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se fosse um exame convencional, os participantes de 2006 seriam reprovados na parte objetiva e passariam, apertados, em redação. Os alunos que fizeram a prova de 2006 receberam nota média de 36,90 pontos, numa escala de zero a 100. Na parte de redação, a nota média foi de 52,08. Em relação aos dois últimos anos, a nota do Enem caiu, no na avaliação da parte objetiva.