Título: Gean Loureiro lidera em Florianópolis
Autor: Alonso, Olívia; Casado, Letícia
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2012, Política, p. A12

O segundo turno da eleição municipal de Florianópolis (SC) coloca em confronto os candidatos Cesar Souza Junior (PSD), apoiado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, e também pelo PT, e Gean Loureiro (PMDB), que surpreendeu no primeiro turno ao superar a candidata Angela Albino (PCdoB). Apoiada pelo governo federal e pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Angela estava na frente do pemedebista nas pesquisas de intenções de voto.

Loureiro aparece na liderança na pesquisa mais recente que considerada apenas os votos válidos, com 54% das intenções de voto, contra 46% do adversário. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. No primeiro turno, foi Souza Junior quem terminou a disputa em primeiro lugar, com 31,68% dos votos, contra 27,37% de Loureiro. Angela Albino somou 25,03%.

Souza Junior, de 33 anos, e Loureiro, de 40 anos, travaram diversas discussões nos programas eleitorais e nos dois debates que antecederam o primeiro turno. Vereador de Florianópolis por cinco mandatos consecutivos - começando em 1991, quando tinha 18 anos - Loureiro é apoiado pelo atual prefeito, Dario Berger, também do PMDB, e defendeu durante sua campanha a "continuidade" da gestão. Enquanto isso, o candidato do PSD, apoiado por lideranças tradicionais da política catarinense, como as famílias Amin e Bornhausen, falou em "mudança".

Entre os temas mais críticos da cidade, que aparecem na pauta dos dois candidatos, está situação do sul da Ilha de Florianópolis. As principais reclamações dos moradores são a falta de saneamento, luz elétrica, água encanada, bancos, creches, escolas e lotéricas. Além disso, pedem a reconstrução da praia da Armação, destruída pelo mar em maio de 2010,

Souza Junior diz que pretende reunir recursos para obras e afirma que se o governo federal não ajudar, Colombo vai incluir a obra na agenda do Estado. Ele propõe a reconstrução da praia em duas etapas: primeiro a reurbanização completa da área e, em seguida, o aumento da faixa de areia. Já Loureiro, por meio de sua assessoria, informou que o governo federal está estudando um projeto para Armação, orçado em R$ 17,3 milhões. Em paralelo, segundo o candidato, a prefeitura começou um projeto de R$ 700 mil para contenção de 600 metros da orla.

O sistema público de saúde também gera preocupação na capital catarinense. No debate promovido pela RBS, na véspera do primeiro turno, Souza Junior disse que vai recompor o salário dos profissionais da rede pública e defendeu um serviço de ressonância magnética móvel na cidade. A última ideia foi criticada por Loureiro. Entre as propostas do pemedebista estão a construção de novos centros de saúde na cidade.

Além de disputar Florianópolis, o PSD também concorre em Joinville e Blumenau. O partido venceu no primeiro turno em São José, na região metropolitana da capital.