Título: Tucano está à frente do atual prefeito em Teresina
Autor: Travaglini, Fernando
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2012, Política, p. A14

O PSDB tem a chance de recuperar a Prefeitura de Teresina, um de seus redutos eleitorais mais antigos, depois de quatro anos longe do poder. Caso as pesquisas se confirmem, o tucano Firmino Filho, que já comandou a cidade por dois mandatos, entre 1996 e 2004, poderá voltar ao Palácio da Cidade na eleição de domingo.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada no dia 22, Firmino lidera a corrida com 52% das intenções de voto. O prefeito Elmano Férrer (PTB) tem a preferência de 40% dos eleitores. Elmano tenta a reeleição, após herdar o cargo do tucano Silvio Mendes, em 2010, quanto este renunciou para concorrer ao governo do Estado.

Considerando apenas os votos válidos, Firmino lidera com 57%, seguindo por Elmano, com 43%.

Ainda de acordo com o levantamento, 5% dos entrevistados pretendem anular ou votar em branco, enquanto 3% não souberam ou não responderam à pesquisa, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro com 602 eleitores na capital piauiense. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Firmino venceu a disputa no primeiro turno com 162 mil sufrágios, ou 38,77% dos votos válidos, ficando à frente de Elmano, que teve 139 mil votos, ou 33,14% dos votos válidos. Vale lembrar, no entanto, que na última pesquisa Ibope realizada antes do primeiro turno, Elmano liderava na preferência dos eleitores, com 39% dos votos válidos, contra 31% de Firmino, cenário que não se confirmou nas urnas.

Ainda de acordo com o Ibope, a gestão do atual prefeito foi avaliada como ótima ou boa por 48% dos eleitores, regular por 35% e ruim ou péssima por 15%.

Na composição de apoios para o segundo turno, houve grande adesão ao atual prefeito. O governador Wilson Martins (PSB) anunciou apoio à campanha de Elmano, assim como o senador Wellington Dias (PT), que disputou a prefeitura após indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas amargou o terceiro lugar.

O único engajado na campanha tucana foi o radialista Beto Rêgo, que disputou a prefeitura pelo PSB. No entanto, a decisão contrária ao posicionamento do partido pode inviabilizar sua permanência na legenda.

O isolamento tucano tem sido um dos pontos usados por Elmano nos debates, já que o PSDB está na oposição aos governos federal e estadual. Mas Firmino rebate dizendo que vai buscar o dinheiro onde ele estiver e que tanto o governador do Estado quanto a presidente Dilma Rousseff são gestores de toda a população.