Título: Carlos Eduardo deve derrotar PMDB e voltar a governar Natal
Autor: Moreira, Talita
Fonte: Valor Econômico, 26/10/2012, Política, p. A15

O candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, deve confirmar seu favoritismo nas urnas e se eleger o novo prefeito de Natal - voltando ao cargo que já ocupou no período encerrado em 2008.

A mais recente pesquisa do Ibope mostra Carlos Eduardo com 49% das intenções de voto, contra 35% para o candidato do PMDB, o deputado estadual Hermano Morais. Os indecisos são 6%, enquanto votos nulos e em branco somam 10%. A margem de erro é de três pontos percentuais. Nova sondagem deve ser divulgada hoje.

O pedetista lidera as intenções de voto em todos os segmentos de renda e escolaridade. E, nas últimas semanas, conseguiu um aliado importante para a disputa final com Morais. Fernando Mineiro (PT) - que surpreendeu com 22,65% dos votos na primeira rodada e chegou perto do segundo turno - declarou apoio a Carlos Eduardo, contrariando orientação do aliado PMDB.

A capital do Rio Grande do Norte tornou-se chave nas negociações lideradas pelo vice-presidente Michel Temer para garantir o apoio dos peemedebistas a Fernando Haddad, candidato do PT em São Paulo. Em troca de uma aliança na capital paulista no segundo turno, o PMDB queria reciprocidade dos petistas em Florianópolis e Natal.

A pressão não surtiu efeito na cidade nordestina. O PT escolheu o PDT em vez do peemedebista Morais - candidato do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e do líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves, embora eles sejam primos de Carlos Eduardo.

Para o segundo turno, Morais firmou aliança com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que ficou em quarto lugar na disputa pela prefeitura.

O diretório municipal do PT afirmou que daria um "apoio crítico" a Carlos Eduardo porque ele representa o candidato menos alinhado com os grupos políticos que estão hoje no governo estadual (Rosalba Ciarlini, do DEM) e na prefeitura de Natal (Micarla de Souza, do PV).

Com rejeição acima dos 90%, Micarla nem chegou a disputar um novo mandato e nenhum candidato aceitou o apoio dela.

Quem sair vitorioso das urnas terá de superar a insatisfação dos natalenses com a prefeitura. Buracos nas ruas e coleta de lixo deficiente estão entre os maiores problemas apontados pela população. Tanto Carlos Eduardo quanto Morais prometem adotar medidas emergenciais para amenizar a situação no curto prazo.